Os alunos do terceiro ano de escolaridade e as crianças do grupo 4 da Educação Pré-escolar da Escola Básica n.º 2 de Vila Verde (Centro Escolar de Vila Verde), no dia 16 de novembro, realizaram uma visita de estudo à Escola Básica de Vila Verde, na qual tiveram um primeiro contacto com o charco pedagógico e puderam participar em experiências de observação da biodiversidade nele existente com o objetivo de preparar o projeto de construção do charco pedagógico do Centro Escolar de Vila Verde.
A atividade, realizada em articulação entre o Pré-escolar, o 1.º Ciclo e o 2.º Ciclo do Ensino Básico e integrada nos Projetos Eco-Escolas da EBVV e Clube Ciência Viva na Escola, coordenado pela professora Eugénia Aragão, revelou-se de grande valor educativo e científico. Foi dinamizada pelos professores Luís Vaz e Teresa Oliveira e consistiu na observação, in loco, do Charco Pedagógico e ida ao laboratório para observações da água do Charco recorrendo às lupas digitais e o visionamento de filmes, com um crustáceo da água do Charco, a Daphnia magna (pequeno crustáceo planctônico que pertence à subclasse Phyllopoda. Habita uma variedade de ambientes de água doce, variando de pântanos ácidos a rios feitos de escoamento de neve, e é amplamente distribuída por todo o Hemisfério Norte e África do Sul).
A atividade decorreu tal como o planeado, tendo sido vivida com grande entusiasmo, por parte dos alunos. As professoras educadoras titulares de turma e grupo, Alda Pinto, Ana Maria Melo, Maria Inês Saldanha, Rosa Esteves e Teresa Castro, deram um feedback positivo e mostraram interesse na continuidade da articulação entre ciclos, em futuras atividades, relacionada com as ciências.
VilaVerde, 23 de novembro de 2021
Luís Beleza Vaz
(docente membro do Projeto Eco Escolas)
コメント