Na passada sexta-feira, os professores do Eco Escolas da EBVV, professor Miguel Machado e o professor Lino Ramos iniciaram mais um projeto de requalificação dos jardins da nossa Escola. Esta primeira fase tratou-se apenas de vedar os principais jardins da Escola, com o objetivo de realizar uma sensibilização de todos os alunos para a preservação destes espaços verdes, que além de embelezarem a nossa Escola, contribuem efetivamente para minimizarem o "efeito das ilhas de calor", proporcionados pelas áreas de construção e pelo revestimento de cimento e tapetes betuminosos que muito contribuem para o aumento da temperatura atmosférica das zonas escolares.
Em suma, o projecto Eco-Escolas vedou com fita os jardins que se encontram entre o bloco de aulas e o polivalente com o objectivo principal de demonstrar que os jardins precisam de ser protegidos e dessa forma demonstrar a todos os nossos alunos que eles devem adotarem " bons comportamentos perante a Natureza", de forma a que todos se tornem "cuidadores e protetores" do ambiente natural da Escola e de fora da Escola.
Ouros objetivos desta Ação são, a saber:
Procurar envolver diferentes alunos da escola na defesa do património ambiental da comunidade;
Sublinhar a importância da preservação dos jardins da Escola;
Motivar a escola a desenvolver estratégias para a proteção de todas as áreas verdes locais;
Divulgar/promover a existência de atividades num ambiente mais saudável e limpo;
Sublinhar a importância da preservação dos jardins da Escola;
Também pretendemos que os alunos não pisem os outros jardins apesar de não estarem vedados.
Contrariar o efeito das "Ilhas de calor".
Benefícios das árvores para as cidades e pessoas
Lutar contra o Efeito de "Ilhas de Calor"
É possível reduzir a temperatura no meio urbano através de uma medida tão simples quanto plantar árvores e substituir áreas revestidas a cimento e alcatrão por coberturas vegetais como relvados. Em algumas cidades na Europa, por exemplo, áreas arborizadas são, em média, até 12ºC mais frias do que espaços urbanos sem árvores, aponta um novo estudo publicado na revista científica "Nature Communications" .
Há muito tempo já se sabe que as árvores, com sua capacidade de fornecer sombra ao solo, são aliadas cruciais para a diminuição da temperatura nas cidades. Mas os dados sobre a sua eficácia na mitigação do calor urbano em diferentes contextos climáticos e em comparação com espaços verdes sem árvores ainda geram questões pouco exploradas. No entanto sabe-se que as "árvores atuam como ar-condicionado, diminuindo a temperatura em até 3°C, sombreando os ambientes, refletindo a radiação e jogando com a humidade no ar"
Saber mais em:
Vila Verde, 7 de Fevereiro de 2024
Luís Vaz
(Coordenador do Projeto Eco Escolas da EBVV)
Concordo! Assim não pisam o solo, e assim, não matam os seres vivos.
Maria Pedroso 5°B
Gostei muito do artigo mas agora por causa da chuva e dos meninos as fitas estão a sair e quando eu vir alguém em cima da relva ou a rebentar as fitas irei impedi-lo para não continuar.
Beatriz 5ºC
Gostei muito de ler este artigo e concordo com ele.Vou falar com os meus colegas para não andar por cima da relva.
Diogo Gonçalves 5º C