top of page

Blog

Buscar
Foto do escritorlvaz64

"Regresso à Escola e regresso à nossa Horta Pedagógica" 14/09/2023






Alguns alunos do 5⁰ ano fizeram questão de regar alguns pés de tomateiros, pois o solo está muito seco. Parabéns a estes novos voluntários 😜👍


As couves para o Natal, já estão a crescer na horta pedagógica da EBVV




Hoje, dia de receção dos novos alunos do quinto ano de Escolaridade, a EBVV voltou a ter muita vida e muita alegria, os alunos voltaram para mais um ano letivo, agora iniciaram uma nova etapa num espaço novo. Na visita à Horta com os nossos novos alunos, podemos constatar que a maior produção de momento na nossa horta, são os tomateiros de várias qualidades. Pena é que a secura do solo não tenha permitido até ao momento que os mesmos apresentem um crescimento normal .... Nesse sentido alguns alunos quiseram regar os pés dos tomateiros com água engarrafada em garrafões de 5 litros, proveniente da água da chuva. Para esses alunos foi a primeira experiência na Horta Pedagógica.



Abelhão-azul num ramo do grande alecrim da nossa Horta Pedagógica. Muitos mais andavam lá a voar, um grande espetáculo natural



Depois e quando visitávamos o cantinho das aromáticas, avistamos os famosos "abelhões-azuis", das maiores abelhas naturais da Europa. Estas abelhas são fundamentais na polinização das diversas plantas. Ao contrário das perigosas abelhas asiáticas, estas são fundamentais para a formação de frutos e consequentemente muito importantes na reprodução das plantas. Em suma foi muito bom e agradável voltar à horta pedagógica, que ultimamente tem tido só um cuidador, o professor Lino Ramos. Agora teremos de tratar de planear os diversos trabalhos da época...


Abelhão-azul - Xylocopa violacea (Linnaeus, 1758).



Os abelhões-azuis nas flores do belo alecrim no cantinho das aromáticas da horta pedagógica


Estas abelhas que hoje filmamos e fotografámos na nossa horta, são abelhas ruidosas de grandes dimensões, com cerca de 3cm de comprimento e 5cm de envergadura, sendo uma das maiores abelhas da Europa.


São também são conhecidas por "Abelha carpinteira" (Xylocopa violacea).

Esta é sem dúvida a nossa maior abelha. É uma abelha solitária, ou seja, não vive em sociedade como a abelha do mel.

Como o nome comum indica este insecto escava madeira para fazer túneis onde coloca os ovos em células alimentadas com pólen e néctar. Muitas vezes utiliza cavidades já abertas.



Biologia / Ecologia


Estas abelhas hibernam no Inverno. Alimentam-se do néctar e pólen das flores, sendo excelentes polinizadoras. Os indivíduos são solitários, embora as fêmeas possam viver em pequenas colónias com as irmãs e filhas. Estas fazem os ninhos sozinhas, escavando túneis em madeira morta ou podre em troncos de árvores ou vigas de casas, ou utilizando túneis existentes. Têm uma geração por ano.



NOTA IMPORTANTE: Esta abelha e outras autóctones, são dizimadas pela Vespa Asiática, que em Portugal é uma espécie invasora que constitui uma preocupação séria das autoridades devido à sua acção predadora que põe em perigo as abelhas autóctones. A vespa asiática (Vespa velutina) , é uma praga que pode dizimar um enxame das europeias em poucos dias.




A diferença entre a vespa-europeia (Vespa crabro) e a vespa-asiática (Vespa velutina) que é uma espécie de vespa nativa do Sudeste Asiático.



Até breve e votos de um Excelente Ano para todos 😜👍👌


Luís Beleza Vaz


( Coordenador do projeto Eco Escolas da EBVV)





81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page