Hoje a professora Teresa Oliveira e o professor José Novais, ambos do grupo 230 (Matemática e Ciências Naturais) e membros do Projeto Eco Escolas da EBVV , procederam á pesagem das pilhas , rolhas e tampinhas recolhidas ao longo deste ano letivo na EBVV. Todos estes resíduos foram ou irão ser encaminhados para a reciclagem.
Segundo estes professores, hoje;
- foram pesadas e embaladas as tampas de plástico (63,6 kg) que deverão ser recolhidas pela empresa Braval, que deverá enviar recibo comprovativo.
-foram pesadas e embaladas rolhas de cortiça (41,6 kg) e transportadas ao hipermercado Continente de Vila Verde, que posteriormente enviará um recibo para a Escola.
-foram ainda pesadas e embaladas pilhas (21,1 kg) que serão recolhidas pela empresa ERP PORTUGAL após solicitação de recolha efectuada no site www.eureciclo.pt, que também enviarão para a nossa Escola, uma certidão de recolha.
Os resíduos recicláveis embalados para posterior pesagem.
Convém relembrar de que no início do ano letivo, estes docentes bem como os restantes professores que integram a equipa do projeto Eco-Escolas, investiram na sensibilização dos nossos alunos para a recolha destes mesmos resíduos. O professor José Novais, por exemplo, recolheu e aproveitou muitos garrafões de plástico vazios onde colou rótulos apropriados, e assim os transformou em recipientes para a recolha destes materiais recicláveis, sobretudo tampas de plástico, rolhas de cortiça e pilhas. Estes garrafões foram colocadas em praticamente em todas as salas de aula da EBVV, para cumprir o protocolo de recolha de materiais recicláveis estabelecidos com as empresas Braval, hipermercado Continente de Vila Verde e a ERP PORTUGAL.
A grande quantidade de rolhas recolhidas este ano letivo na nossa Escola (41,6 kg)
Agora e como fruto desse trabalho, todos os materiais recicláveis foram recolhidos na nossa escola no âmbito do projecto Eco-Escolas, para serem pesados e encaminhados para a reciclagem, objetivo principal deste projeto de recolha destes resíduos recicláveis.
Como todos sabemos as pilhas constituem um grave problema ambiental, são resíduos classificadas como resíduos perigosos já que são constituídas por metais pesados e tóxicos, como o mercúrio, chumbo e o cádmio.
Uma simples pilha é suficiente para contaminar uma área considerável de solos.
Assim, no sentido de alertar para os impactos no ambiente de uma pilha que não é encaminhada para a reciclagem, estes docentes conseguiram alertar os nossos alunos para este problema, sendo uma das soluções a reciclagem de todos estes resíduos em empresas especializadas. Nesse sentido as empresas nossas parceiras neste projeto foram ; a empresa Braval, o hipermercado Continente de Vila Verde e a empresa ERP PORTUGAL (www.eureciclo.pt).
A grande quantidade de tampinhas recolhidas ao longo deste ano letivo, atingiu os 63,6 kg, valor record
Como Coordenador do Projeto Eco-Escolas da EBVV, só me resta agradecer todo o empenho e dedicação na promoção desta recolha por estes dois professores, bem como o trabalho de recolha realizado por uma grande número de alunos, que contribuíram para esta dimensão de resíduos enviados para reciclagem, e assim ajudaram de uma forma exemplar, a promover na nossa comunidade educativa práticas mais Sustentáveis ... a todos os meus PARABÉNS.
Vila Verde, 11 de maio de 2023
Luís Vaz
(Coordenador do Projeto Eco Escolas)
Comments