top of page

Blog

Buscar

O "dia á dia" da nossa compostagem

Todas as semanas, em cerca de três dias (quartas, quintas e sextas feiras), os grupos de alunos do projeto Eco-Escolas, realizam os respetivos depósitos de "material N" e de "material C" no nosso compostor, colocado na Horta Pedagógica, junto ao campo de jogos da Escola EBVV.

Este material é recolhido junto da cantina da Escola (material N) e dos jardins da EBVV (material C). Antes do Final do ano letivo ele estará cheio e em processo de compostagem adiantado.

No passado dia 14 de maio, quando os alunos recolhiam resíduos junto da cantina da Escola.


Os materiais N, tipicamente os restos produzidos na cozinha, são, por exemplo, as cascas e restos de batata e frutas, os legumes e hortaliça, as borras e filtros usados de café, as folhas e sacos de chá, o pão, o arroz e a massa, a casca de ovo esmagada, os restos de comida cozinhada (tapar com terra) e cereais.

Os materiais C são sobretudo os produzidos nas limpezas do jardim, nomeadamente, aparas de relva e erva, folhas secas, ramos pequenos provenientes de podas ou limpezas do jardim, cabendo também nesta classificação feno e palha, aparas de madeira e serradura e pequenas quantidades de cinzas de madeira .


No passado dia 14 de maio, quando os alunos depositavam os resíduos no compostor.

O grande objetivo deste "processo de compostagem" é obter um composto orgânico com um aspecto relativamente homogéneo e granuloso onde os componentes originais não são reconhecíveis,com cor escura e cheiro a terra rica em matéria orgânica.

Depois de pronto, este composto deve repousar entre duas a quatro semanas antes de ser aplicado. Depois desta fase de maturação, poderá ser aplicado em relvados, jardins, quintais, à volta das árvores ou mesmo para envasar plantas (neste caso deve juntar 1/3 de composto, 1/3 de areia e 1/3 de terra).


Hoje, quinta feira, dia 24 de maio, quando os alunos depositavam mais uma vez os resíduos no compostor. Nas quintas feiras, o sr. professor Lino Ramos assegura que a "pilha de resíduos" seja virada de 15 em 15 dias, para que o composto fique pronto em 3 ou 4 meses.


Os alunos estão a gostar de assistir a todo este processo, adquirindo assim uma atitude ecológica e de maior respeito para com a Natureza.




Vila Verde, 24 de maio de 2018


Luís Beleza Vaz

79 visualizações9 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page