Ontem , os professores Lino Ramos e Luís Vaz realizaram um trabalho técnico-hortícola, nomeadamente a sacha das favas da nossa horta Pedagógica. Este trabalho, infelizmente não pode ser realizado pelos nossos alunos devido ás exigências técnicas. A sacha é uma técnica de controlo da vegetação espontânea, específica para limpar as ervas anuais em redor das favas, tendo elas já ultrapassado os 10/15 centímetros de altura cercadas já por diversas ervas espontâneas. O trabalho foi realizado sem grandes problemas devido à competência técnica do professor Lino Ramos, que acompanha o crescimento de todas as culturas com muita atenção e dedicação. Brevemente teremos de colocar os tradicionais arejões ou uma rede própria nas ervilhas, outra cultura em grande crescimento, para que as ervilhas cresçam amparadas e possam produzir sem cairem.
Vila Verde, 15 de fevereiro de 2023
Luís Beleza Vaz
(Coordenador do Eco-Escolas da EBVV)
"As favas são um alimento que tanto desperta ódio como paixão, por parte dos consumidores. É daqueles alimentos que normalmente ou se gosta muito ou se detesta… não é frequente ouvir-se dizer que alguém gosta “mais ou menos” de favas. As favas são um alimento que pertence à classe das leguminosas, da qual também fazem parte os feijões, o grão-de-bico, a soja, as lentilhas e as ervilhas. Apesar de serem um alimento que faz parte da gastronomia tradicional Portuguesa, as favas são, possivelmente, as leguminosas menos consumidas.
Pensa-se que serão originárias da região do Mediterrâneo / Sudoeste Asiático. Terão sido descobertas há vários milénios, na região de Israel, tornando-se uma comida muito comum nas civilizações Egípcia, Grega e Romana. Devido à sua versatilidade e textura, rapidamente conquistaram um lugar nas gastronomias locais, sendo consumidos pela população em geral, mas também por soldados e desportistas. A sua facilidade de armazenamento (após secagem) contribuiu de forma decisiva para o sucesso das favas até ao século 16, altura em que o consumo de batata começou a ficar generalizado. Apesar de normalmente só se consumirem as favas, as vagens mais pequenas, e as folhas da planta também são comestíveis.
Do ponto de vista nutricional, as favas são um alimento muito interessante, pois além de serem uma excelente fonte de proteína e de fibra, contêm quantidades elevadas de várias vitaminas e minerais. Adicionalmente, possuem ainda um elevado teor de compostos bioativos, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias."
Comments