top of page

Blog

Buscar
  • Foto do escritorlvaz64

Eco Escolas e a Monitorização do Charco Pedagógico da EBVV / 2⁰ Período

Atualizado: 27 de mar.

Alunos do oitavo ano da professora Cristina Guimarães, em pleno trabalho de campo, realizando a recolha de amostras de água no Charco Pedagógico para medição de PH , temperatura e para observação e levantamento da biodiversidade do nosso Charco


Como o próprio nome indica, o nosso Charco Pedagógico é mais uma ferramenta pedagógica para promover o ensino das Ciências na nossa Escola. Como tal todos os anos alguns professores de ciências naturais têm utilizado o Charco Pedagógico para desenvolver práticas de ensino que promovam o ensino das ciências numa vertente mais prática e experimental. Nesse sentido e neste segundo período, a professora de Ciências Naturais, Cristina Guimarães lançou o desafio de realização de uma monitorização do Charco Pedagógico junto dos seus alunos do oitavo ano na EBVV, nomeadamente da identificação de seres vivos que o colonizam, desde anfíbios aos

macroinvertebrados.

Sendo assim e no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, os alunos das turmas C, D e E do oitavo ano, neste segundo período, iniciaram a monitorização do charco pedagógico.


Trabalho de campo e de laboratório dos alunos do oitavo ano envolvidos nesta monitorização do Charco Pedagógico


Realizou-se uma aula de campo para o registo fotográfico, medição da temperatura e pH da água e recolha de água para observação e levantamento da biodiversidade. Em sala de aula, com recurso a lupas digitais e aos guias existentes na escola, os alunos destas turmas, e em grupo, procederam à identificação e registo das espécies de plantas, anfíbios e macroinvertebrados observadas. 



Rã-comum, rã-verde ou Rana perezi no charco pedagógico e larvas de efémera, observadas à lupa digital em ambiente de laboratório



Na aula realizada foi possível a observação de vários exemplares de rãs verdes, bem como a identificação de vários invertebrados, tais como larvas de mosquito, larvas de efémera, larvas de libélula, barqueiros e ostracóides.

Será dada continuidade a este trabalho no próximo período.


Larva de mosquito, barqueiro e larva de libélula visto à lupa digital pelos alunos do oitavo ano



Ostrocóides presentes no Charco Pedagógico e observados pelos alunos (imagem não obtida pelos alunos)



Os ostracoides são os primeiros elos da vida aquática logo depois dos microrganismos, eles próprios contêm uma microbiota variada e altamente benéfica para a biodiversidade de todos os ambientes.

Também essencial em qualquer lago; sem eles, o ciclo biológico seria instável.


Relativamente às plantas foram identificadas a Tabúa, a alisma e o junco.



Um grupo de juncos ( Juncus sp.) e alisma (Alisma plantago-aquatica L.) identificados pelos alunos no Charco Pedagógico.



Mais uma vez quero agradecer a estes alunos e à sua professora, Cristina Guimarães, a partilha destes trabalhos e a dedicação de todos os envolvidos na investigação da diversidade animal e vegetal dos habitats dos nossos jardins e charco pedagógico.


Vila Verde, 25 de março de 2024


Luís Vaz


(Coordenador do projeto Eco Escolas da EBVV)

87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page