top of page

Blog

Buscar

LAGARTA DO PINHEIRO Nota: Estas lagartas provocam um efeito tóxico quando existe contacto com elas!

Como já devem saber, os pinheiros da nossa escola foram infetados com a praga da lagarta do pinheiro.




A lagarta do pinheiro é um inseto que ataca esta árvore enfraquecendo-a e provocando-lhe a morte. Porém, caso entre em contacto com humanos, tem também efeitos nocivos, como irritações na pele, nos olhos e no aparelho respiratório, enfraquecimento e vertigens. No caso de cães e de outros animais, o contacto com a Thaumetophoea pityocampa pode ser fatal, alerta a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos anos têm-se observado ataques de elevada intensidade desta praga, facto que se atribui principalmente às condições climáticas verificadas, frisa a DGS.

As lagartas vivem em ninhos provisórios que vão sendo abandonados até à formação de um ninho definitivo (ninho de inverno), onde se protegem das baixas temperaturas. Estes ninhos têm um aspeto de novelo de seda, facilmente identificáveis nas copas dos pinheiros, onde as lagartas permanecem em crescimento ativo.


Dependendo das condições climatéricas, geralmente entre os meses de janeiro e abril, as lagartas descem dos pinheiros formando as designadas procissões. As processionárias abandonam o pinheiro para se enterrarem no solo, na sequência do seu ciclo de desenvolvimento, deixando o seu hospedeiro em fila como uma procissão (daí o seu nome).



Ciclo de vida da borboleta Thaumetopoea pityocampa (fonte)


IMPORTANTE: Estas lagartas provocam um efeito tóxico quando existe um contacto elas, produzindo um inchaço, irritação e por vezes dificuldade respiratória. Se mexerem numa lagarta com pêlos, ligue para a linha SNS 24 ou dirija-se a uma unidade de saúde.


Algumas imagens das lagartas que infestaram os pinheiros na nossa Escola:






Brevemente estas lagartas serão eliminadas, até lá não lhe deverão tocar.



As lagartas do pinheiro – um perigo para o homem e os animais

As processionárias desenvolveram uma forma muito eficaz para se defender dos predadores. Na fase da migração, o corpo (as ‘costas’) de cada lagarta é coberto com pelinhos muito fininhos que se propagam muito facilmente, mesmo só com o vento. Por isso é preciso ter muito cuidado para não expor a pele, nem olhos nem as vias respiratórias perto dos ninhos e das lagartas em processão.


Como lutar com as lagartas do pinheiro

O melhor é sempre prevenir e plantar nos jardins árvores de diferentes tipos e evitar monoculturas de pinheiros, isto dificultará a propagação da borboleta e facilitará a eliminação das colónias, se estas aparecerem.

No outono, durante o dia (quando as larvas estão nos ninhos), podemos cortar os ramos afectados e queima-los (sempre com muito cuidado e com roupa apropriada, luvas, óculos e uma máscara!).

Existem também vários tipos de armadilhas: umas ‘recolhem’ as lagartas num saco ou numa fita com cola forte quando estas descem das árvores, outras contêm feromonas que atraem os machos na fase da reprodução.

Todos esses métodos aplicam-se em épocas diferentes e tem por objectivo capturar os insectos em diferentes estados de desenvolvimento.

Predadores naturais da lagarta do pinheiro

Infelizmente, o sistema de defesa das processárias é muito eficaz e existem poucos predadores que as comem. Os pássaros evitam-nas por causa dos pelos e do sabor pouco agradável.

As larvas podem ser parasitadas por algumas vespas e fungos.

Na fase de pupas (debaixo da terra), podem ser comidas pelas larvas dos insectos do género Calosoma.


Saber mais em: http://www2.icnf.pt/portal/icnf/faqs/prag-doe/processionaria-ou-lagarta-do-pinheiro


Qualquer dúvida sobre esta lagarta, poderá também ser colocada aqui no Blog!


Professor Luís Vaz

164 visualizações9 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page