top of page

Blog

Buscar

Identificação das Espécies Vegetais dos jardins da Escola Básica de Vila Verde com novas tecnologias




No passado dia 23 de novembro iniciamos mais um projeto, desta vez sobre a "Identificação das Espécies Vegetais", presentes nos nossos jardins. Neste dia cinzento e chuvoso iniciámos as nossas primeiras tarefas, realizar grupos de alunos de acordo com três áreas predefinidas, para que posteriormente cada grupo se dedicasse à "sua zona" para identificar e localizar um conjunto de espécies vegetais. A metodologia proposta para o respetivo trabalho de campo foi utilizar um "aplicativo nos telemóveis androides", o "Pl@ntNet". Esta aplicação permite aos alunos fotografar a planta no seu todo, ou o tronco, ou folhas ou flores e de imediato surgirão propostas da espécie a identificar ... se tiverem dúvida consultam uma "Lista das espécies existentes nos jardins", já elaborada por mim e tirarão em princípio a dúvida! Em última instância eu como supervisor esclarecerei qual a espécie em causa e assim colocarão a sua identificação num mapa da Escola. No final destes trabalhos teremos um Planta da Escola com a localização de todas as espécies presentes nestes jardins ricos do ponto de vista de biodiversidade vegetal, já que encerram muitas espécies autóctones e muitas espécies exóticas. Este é um projeto de trabalho inserido no Projeto Eco-Escolas, coordenado pelo professor Miguel Machado e que conta com a minha (Luís Vaz) colaboração e também a colaboração dos professores Lino Ramos e José Novais.

Os grandes objetivos deste Projeto, para além é claro de responder a um desafio da Entidade Reguladora dos Projetos Eco-Escolas, é aumentar a cultura científica dos nossos alunos e desenvolver em todos eles um "espírito conservacionista", característica fundamental na formação integral dos nossos jovens, já que atravessamos uma época dramática relativamente á manutenção da Biodiversidade no nosso Planeta.


O professor ensina o modo de utilização da "aplicação Pl@ntNet"











Os alunos treinam a técnica e iniciam o trabalho de campo


Entretanto os trabalhos de gabinete para inventariação de todas as espécies arbóreas e para registo das primeiras identificações, realizadas pelos nossos alunos já se concretizaram conforme se poderá constatar pelas imagens que registaram para "memória futura", os diversos momentos, desde os trabalhos de campo ao trabalho de gabinete.

Não poderei deixar de dizer, que para além destes trabalhos aqui referidos, outros se realizam também para que este projeto de identificação de espécies dos nossos jardins tenha sucesso, nomeadamente a elaboração de um mapa digitalizado dos nossos jardins, pois nele se colocarão as diversas espécies a identificar, e esse trabalho está a ser realizado pelo professor Lino Ramos.








É notório o interesse e a boa disposição dos alunos, revelados na realização deste projeto



As "Listas de Identificação das Espécies" já foram atualizadas (com base em listas realizadas pelo professor Carlos Braga e por mim em anterior projeto), e servirão de guia e orientação dos trabalhos de campo dos nosso alunos (neste momento são realizados por alunos das turmas do sextos anos, nomeadamente das turmas:  sexto C, do sexto D e do sexto E).



Alguns dos alunos envolvidos neste projeto de Identificação das espécies vegetais dos jardins da EBVV.

Este grupo foi presenteado com uma prenda de "Natal do nosso Projeto" , um vasinho de uma planta ornamental ( Gazania rigens ), oferecida gentilmente pelo professor Lino Ramos. Todos nós apreciamos e lhe agradecemos aqui publicamente.





A TODOS UM BOM NATAL .......A TODOS UM BOM NATAL .......A TODOS UM BOM NATAL



Vila Verde, Dezembro de 2018


Luís Beleza Vaz

(professor do grupo 230)

121 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page