top of page

Blog

Buscar

"Identificação das espécies vegetais dos jardins da EBVV" / Eco-Escolas



A "Equipa principal" que levou a cabo mais um desafio no âmbito do projeto Eco-Escolas. No entanto além destes alunos (das turmas do 6ºC e do 6ºD) participaram também alguns grupos de alunos do 8º e 9º anos. A todos eles os meus Parabéns pelo interesse e empenho demonstrado.

No dia 23 de novembro do ano de 2018, iniciamos mais um projeto, desta vez sobre a "Identificação das Espécies Vegetais", presentes nos nossos jardins. Nesse mesmo dia cinzento e chuvoso iniciámos as nossas primeiras tarefas, realizar a formação de grupos de alunos de acordo com três áreas predefinidas, para que posteriormente cada grupo se dedicasse à "sua zona" para identificar e localizar um conjunto de espécies vegetais. A metodologia proposta para o respetivo trabalho de campo foi utilizar um "aplicativo para telemóveis androides", o "Pl@ntNet". Esta aplicação gratuita permite aos alunos fotografar a planta no seu todo, ou o tronco, ou folhas ou flores e de imediato surgirão propostas da espécie a identificar ... se tiverem dúvidas consultavam uma "Lista das espécies existentes nos jardins", (elaborada em projeto anterior pelos professores Luís Vaz e Carlos Braga) e esclareciam em princípio a dúvida! Em última instância o professor Luís Vaz como supervisor desta atividade, esclarecia qual a espécie em causa e assim colocavam a sua identificação num mapa da Escola.

No final destes trabalhos obtivemos um Planta da Escola com a localização de todas as espécies presentes nestes jardins, ricos do ponto de vista de biodiversidade vegetal, já que encerram muitas espécies autóctones e muitas espécies exóticas. Este é um projeto de trabalho inserido no Projeto Eco-Escolas, coordenado pelo professor Miguel Machado e que contou com a colaboração dos professores Luís Vaz, Lino Ramos e José Novais.



Panorâmica de parte da "área em estudo", num dia de verão e anterior ao último corte radical pelos técnicos de jardinagem da Câmara Municipal de Vila Verde.



Baga de Ligustrum sp. , um dos muitos arbustos presente nos jardins da nossa Escola.



Os grandes objetivos deste Projeto, para além é claro de responder a um desafio da Entidade Reguladora dos Projetos Eco-Escolas, foram sem dúvida aumentar a cultura científica dos nossos alunos e desenvolver em todos eles um "espírito conservacionista", característica fundamental na formação integral dos nossos jovens, já que atravessamos uma época dramática relativamente á manutenção da Biodiversidade no nosso Planeta.






O professor ensina o modo de utilização da "aplicação Pl@ntNet" e os alunos treinam a técnica e iniciam o trabalho de campo








Entre o dia 23 de novembro do ano de 2018, em que  iniciamos este projeto e o dia 14 de Fevereiro de 2019, realizamos o nosso projeto, que constituiu a identificação da esmagadora maioria das espécies vegetais dos jardins da nossa Escola e que foi plasmado no Mapa da Escola que se encontra a seguir:


Planta da Escola EBVV, com identificação das instalações e áreas circundantes ajardinadas. Os códigos de uma letra ou duas letras correspondem á localização/identificação das diversas espécies existentes nestes jardins (consultar em baixo as listas das espécies vegetais com o registo dos nomes comuns, científicos e respetivas famílias). As listas publicadas anteriormente neste site, contêm algumas gralhas, como tal serão estas as definitivas. Esta versão final do mapa foi realizada pelos professores Manuel Flores e Lino Ramos. A seguir encontram-se as Listas com a identificação das diversas espécies.






Logo a seguir às férias do Natal continuamos com os trabalhos de campo para identificarmos as diversas espécies vegetais do jardins da nossa Escola, bastante rica em biodiversidade vegetal. Vários grupos pequenos e em vários dias concluíram os trabalhos de campo. Os alunos participantes foram desde os sextos anos até alunos do nono ano, e sempre com recurso à aplicação para android Pl@ntNet. Em caso de duvidas recorremos também a guias de campo. A partir desta altura iniciou-se um trabalho de gabinete, que constou em digitalizar numa planta da Escola (ver o Mapa anterior) a localização exata das diversas espécies. Este último trabalho foi realizado por uma equipa constituída pelos professores Lino Ramos e Manuel Flores. Finalizado esta etapa, a lista de Espécies, um PowerPoint com curiosidades dessas espécies e o Mapa publicado com a localização serão enviadas para os responsáveis centrais pelos Projetos Eco-Escolas e aguardemos se teremos ou não, direito a algum Prémio!!!! Mas o melhor prémio já o recebemos, que foi todo um conjunto de conhecimentos que todos os envolvidos obtiveram ao realizar este trabalho.

Vila Verde, Fevereiro de 2019

Luís Beleza Vaz

(professor do grupo 230)




Foi notório o interesse e a boa disposição dos alunos, revelados na realização deste projeto





Distribuição europeia das duas espécies do género Quercus, não perenifólias, que ocorrem na região Norte do nosso país. (modificado de Castroviejo et al, 1997)





Para Saber Mais, visita o Sítio : https://flora-on.pt/


Até Breve

142 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page