top of page

Blog

Buscar

Finalmente acabamos de identificar as espécies vegetais dos Jardins da EBVV

Atualizado: 5 de fev. de 2019



PROJETO ECO-ESCOLAS



Baga de Ligustrum


Folha de Acer Pseudoplatanus


Logo a seguir às férias do Natal iniciámos os trabalhos de campo para identificarmos as diversas espécies vegetais do jardins da nossa Escola, bastante rica em biodiversidade vegetal. Vários grupos pequenos e em vários dias concluíram os trabalhos de campo. Os alunos participantes foram desde os sextos anos até alunos do nono ano, e sempre com recurso à aplicação para android Pl@ntNet. Em caso de duvidas recorremos a guias de campo. A partir de agora iniciar-se-à o trabalho de gabinete, que constará em digitalizar numa planta da Escola a localização exata das diversas espécies. Este último trabalho está a ser realizado por uma equipa constituída pelos professores Lino Ramos e Manuel Flores. Finalizada essa etapa, a lista de Espécies, um PowerPoint com curiosidades dessas espécies e o Mapa com a localização serão enviadas para os responsáveis centrais pelos Projetos Eco-Escolas e aguardemos se teremos direito a algum Prémio!!!! Mas o melhor prémio já o recebemos, que foi todo um conjunto de conhecimentos que todos os envolvidos obtiveram ao realizar este trabalho.


Vila Verde, 14 de Janeiro de 2019


Luís Beleza Vaz

(professor do grupo 230)




Mapas de Campo com o registo das espécies identificadas (a cada letra ou par de letras corresponde um espécie em particular).




A Lista das Espécies (a legenda do mapa digitalizado será o respetivo código atribuído a cada espécie vegetal).













Folhas em tons outonais de Bétula sp. (pendula e alba)




A Importância da Botânica


" Toda a humanidade desfruta dos benefícios gerados pelas plantas, mas poucos conhecem a extensão dos recursos que nós apropriamos, daí a importância dos estudos botânicos.  A diversidade dos ecossistemas e da vegetação neles contida é um fator chave para a nossa sobrevivência. As modernas técnicas agrícolas levaram-nos a uma dependência excessiva de algumas poucas espécies vegetais, quando comparamos com o que existe na natureza. Sem um grande reservatório natural de variabilidade genética, as nossas fontes de abastecimento – alimentos, madeira e outros bens – estão altamente vulneráveis a doenças e adversidades ambientais. As plantas geneticamente modificadas estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia, mas aumentam as incertezas sobre os impactos ambientais por elas causados.”




Dr. Luciano Mauricio Esteves

carvalho-alvarinho, carvalho-roble ou carvalho-vermelho




O carvalho-alvarinho, carvalho-roble ou carvalho-vermelho é uma árvore de grande porte, de folha caduca, pertencente à família Fagaceae. Esta espécie foi no passado a árvore dominante nas florestas portuguesas do Minho, Douro Litoral e Beiras.






Distribuição europeia das duas espécies do género Quercus, não perenifólias, que ocorrem na região Norte do nosso país. (modificado de Castroviejo et al, 1997)










Até ao próximo projeto e boa semana


71 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page