top of page

Blog

Finalmente acabamos de identificar as espécies vegetais dos Jardins da EBVV

  • 31 de jan. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 5 de fev. de 2019



PROJETO ECO-ESCOLAS


ree

ree

Baga de Ligustrum


ree

Folha de Acer Pseudoplatanus


Logo a seguir às férias do Natal iniciámos os trabalhos de campo para identificarmos as diversas espécies vegetais do jardins da nossa Escola, bastante rica em biodiversidade vegetal. Vários grupos pequenos e em vários dias concluíram os trabalhos de campo. Os alunos participantes foram desde os sextos anos até alunos do nono ano, e sempre com recurso à aplicação para android Pl@ntNet. Em caso de duvidas recorremos a guias de campo. A partir de agora iniciar-se-à o trabalho de gabinete, que constará em digitalizar numa planta da Escola a localização exata das diversas espécies. Este último trabalho está a ser realizado por uma equipa constituída pelos professores Lino Ramos e Manuel Flores. Finalizada essa etapa, a lista de Espécies, um PowerPoint com curiosidades dessas espécies e o Mapa com a localização serão enviadas para os responsáveis centrais pelos Projetos Eco-Escolas e aguardemos se teremos direito a algum Prémio!!!! Mas o melhor prémio já o recebemos, que foi todo um conjunto de conhecimentos que todos os envolvidos obtiveram ao realizar este trabalho.


Vila Verde, 14 de Janeiro de 2019


Luís Beleza Vaz

(professor do grupo 230)



ree


Mapas de Campo com o registo das espécies identificadas (a cada letra ou par de letras corresponde um espécie em particular).

ree

ree

ree

A Lista das Espécies (a legenda do mapa digitalizado será o respetivo código atribuído a cada espécie vegetal).



ree


ree


ree






ree

Folhas em tons outonais de Bétula sp. (pendula e alba)




A Importância da Botânica


" Toda a humanidade desfruta dos benefícios gerados pelas plantas, mas poucos conhecem a extensão dos recursos que nós apropriamos, daí a importância dos estudos botânicos.  A diversidade dos ecossistemas e da vegetação neles contida é um fator chave para a nossa sobrevivência. As modernas técnicas agrícolas levaram-nos a uma dependência excessiva de algumas poucas espécies vegetais, quando comparamos com o que existe na natureza. Sem um grande reservatório natural de variabilidade genética, as nossas fontes de abastecimento – alimentos, madeira e outros bens – estão altamente vulneráveis a doenças e adversidades ambientais. As plantas geneticamente modificadas estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia, mas aumentam as incertezas sobre os impactos ambientais por elas causados.”




Dr. Luciano Mauricio Esteves

ree

carvalho-alvarinho, carvalho-roble ou carvalho-vermelho

ree



ree

O carvalho-alvarinho, carvalho-roble ou carvalho-vermelho é uma árvore de grande porte, de folha caduca, pertencente à família Fagaceae. Esta espécie foi no passado a árvore dominante nas florestas portuguesas do Minho, Douro Litoral e Beiras.





ree

Distribuição europeia das duas espécies do género Quercus, não perenifólias, que ocorrem na região Norte do nosso país. (modificado de Castroviejo et al, 1997)


ree


ree

ree

ree

ree


ree

Até ao próximo projeto e boa semana


 
 
 

4 comentários


micaela17588
micaela17588
08 de fev. de 2019

Gostei muito de participar . Fizemos um otimo trabalho todos juntos . E parabéns ao professor Luís Vaz por também ter participado .

Curtir

soraia17499
soraia17499
08 de fev. de 2019

foi uma ótima expriência

Curtir

margarida17494
08 de fev. de 2019

Gostei muito da atividade espero ter muitas mais atividades como esta

Curtir

Lino Ramos
Lino Ramos
31 de jan. de 2019

Excelente trabalho! Parabéns!

Curtir
bottom of page