top of page

Blog

Buscar
  • Foto do escritorlvaz64

Exposição dos trabalhos “Erros alimentares, como evitar?”




Alguns dos excelentes trabalhos da exposição sobre "Erros Alimentares", no átrio de entrada do Bloco de aulas da EBVV



Alimentação Saudável e Sustentável




Exposição dos trabalhos “Erros alimentares, como evitar?”

23 de outubro a 9 de novembro


A má alimentação é cada vez mais comum nos nossos dias. A falta de tempo para apreciar a refeição, a necessidade de alimentos fabricados rapidamente e a grande variedade de alimentos nutricionalmente pobres contribuem para o aumento do número de pessoas que não fazem uma alimentação saudável e sustentável.



Assente na ideia que a escola influencia fortemente a formação de hábitos e deve ser um espaço de promoção de uma alimentação adequada e saudável, as docentes de Ciências Naturais do 9ºano, em articulação com o PES, desafiaram os alunos das turmas do 9ºA, B, C, D e E a elaborarem cartazes, para uma exposição na entrada para o bloco de aulas, onde alertassem para os erros alimentares mais comuns na nossa sociedade – o excesso de açúcar, de sal e de gordura. Sendo estes erros alimentares uma das principais causas evitáveis das doenças crónicas não transmissíveis, como a obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, torna-se imperativo consciencializar os nossos alunos para esta realidade, assim como a refletirem sobre os benefícios de uma alimentação saudável e sustentável.



Saber ler a informação presente nos rótulos é crucial para que façam escolhas alimentares conscientes e, claro, mais equilibradas. Mas é igualmente importante lembrar que os melhores alimentos são aqueles que não têm rótulo, como as frutas, os vegetais e o peixe, porque simplesmente não precisam deles. Os alimentos que devemos preferir são, portanto, os frescos, os da época e, se possível, os de produção local, evitando assim os alimentos processados que além de açúcar fornecem, normalmente, gorduras saturadas, sal e outros aditivos sem interesse nutricional. Os nosso parabéns a todos os alunos que participaram nesta exposição, que se enquadra nas atividades previstas no Plano de Ação do Projeto Eco Escolas para este ano letivo e relacionada com o Tema da "Alimentação Saudável e Sustentável".



Vila Verde, 7 de novembro de 2023


Elisabete Soares


(Professora do grupo 520 e membro da Equipa do Projeto Eco Escolas da EBVV )


57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page