Fotografia oficial da ABAAE da entrega dos prêmios referentes ao concurso sobre "Biodiversidade: Preservar e Regenerar".
Certificado do Prémio recebido sobre "Biodiversidade: Preservar e Regenerar".
A nossa Escola foi distinguida com o terceiro lugar na classificação do concurso nacional, subordinado ao tema de “Biodiversidade: Preservar e Regenerar”. Nesse trabalho foi realizado um conjunto de atividades, quer teóricas quer práticas, com alunos de uma turma do 6⁰ ano, com o objetivo da “sensibilização para o controlo de plantas invasoras”. Esse prémio que reconhece o nosso trabalho pela causa da proteção da Biodiversidade, foi entregue no passado dia 13 de outubro num Encontro Nacional do Eco-Escolas, o Dia dos Galardões. Este trabalho foi coordenado pelo Sr. Engenheiro Adelino Silva, nosso parceiro no Município de Vila Verde e pelo professor Luís Vaz. A turma que participou neste desafio, foi a turma do 6⁰A, atual turma do 7⁰A. PARABÉNS a todos estes nossos alunos, pelo interesse e empenho revelado em todas as atividades realizadas ao longo do ano passado. Todos eles receberam um prémio, uma "Visita Virtual Guiada" ao Jardim Zoológico de Lisboa. Alguns destes alunos (sete alunos), terão também o privilégio de receber um Bilhete para visitarem o Jardim Zoológico de Lisboa. Um agradecimento especial à Equipa Municipal de Intervenção Florestal (equipa EMIF) que colaborou connosco nas saídas de campo e também um agradecimento à colaboração do professor Miguel Machado, que acompanhou os alunos nas saídas de campo e contribuiu assim para que tudo corresse da melhor forma .
Os trabalhos da fase teórica, realizados na biblioteca da Escola, onde os alunos ficaram a conhecer as principais espécies de plantas invasoras nos ambientes naturais do Concelho de Vila Verde .
Na sessão teórica sobre a problemática e identificação de plantas invasoras foi notório o interesse e empenho dos alunos participantes.
Alguns dos trabalhos de campo na zona do rio Homem. Ensino "in situ" de algumas técnicas de controlo das acácias mimosas e da planta aquática pinheirinha-de-água.
Poster de apresentação do Trabalho premiado sobre as Plantas Invasoras
A proliferação de plantas invasoras é uma ameaça grave para a vida das plantas autóctones, sendo certo que todo o esforço no seu combate e eliminação é bem-vindo. A indiferença e desconhecimento generalizado da população em geral justifica também a continuação desta atividade / Ação de Educação Ambiental. Assim, pretendeu-se com este projeto, exemplificar "in situ" como pode ser feita adequadamente a eliminação de uma planta invasora. No futuro todos estes alunos estarão sensibilizados para contribuírem e ajudarem na comunidade a controlarem estas ou outras plantas invasoras, que infelizmente contribuem efetivamente para a destruição da biodiversidade presente nos nossos ambientes naturais.
Vila Verde, 6 de novembro de 2023
Luís Beleza Vaz
( coordenador do projeto Eco Escolas da EBVV)
Comments