top of page

Blog

Buscar
  • Foto do escritorlvaz64

Dia Mundial da Árvore | Dia Mundial da Poesia




Contribuir para mudar consciências, para melhorarmos a floresta e para preservar um concelho que já é verde de nome foi o desafio deixado ontem (21 de março) aos alunos das turmas C e D do 5.º ano da EB de Vila Verde, que participaram nas comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Poesia, com a plantação de árvores no Monte da Santa, em Gême.






As atividades desenvolvidas incluíram uma ação de reflorestação com espécies autóctones, a declamação de poemas relacionados com o tema e uma cerimónia coletiva de “invocação da chuva”. Estiveram presentes vários convidados, entre os quais a Presidente da Câmara, Dra. Júlia Rodrigues Fernandes, o Vice-Presidente da Câmara e Vereador da Educação, Ação Social e Desenvolvimento, Dr. Manuel Lopes, e o Vereador do Ambiente, Desporto e Proteção Civil, Dr. Patrício Araújo. Para além dos nossos alunos, participaram também alunos do Colégio Dom João de Aboim, que de uma forma fraterna se juntarem pela defesa da nossa floresta e pela cultura literária portuguesa. No final deixarem ainda mais rico o património natural do concelho.

Fica aqui o agradecimento ao Município de Vila Verde, com quem temos tido grandes projetos de articulação na área da defesa do ambiente e no desenvolvimento de uma cultura científica em prole da proteção ambiental. Agradecemos também a ajuda excecional em toda a ação de reflorestação da Equipa Municipal de Intervenção Florestal, já que foi ela que ensinou os nossos alunos a plantarem os carvalhos no Monte da Santa.






Em suma, pensamos que com mais esta atividade de campo, em articulação com a Câmara Municipal de Vila Verde, contribuímos sem dúvida para criarmos nos nossos alunos comportamentos responsáveis na preservação da natureza.

Luís Beleza Vaz

(Subcoordenador do Grupo 230 e membro do Projeto Eco-Escolas da EBVV)








15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page