Hoje, dia 21 de março de 2018, um grupo de vinte alunos do projeto Eco Escolas, acompanhados por mim e pelo professor Miguel Machado, deslocou-se ao Monte da Santa no Concelho de Vila Verde, para plantar árvores e arbustos autóctones, nomeadamente carvalhos alvarinhos, castanheiros e medronheiros numa zona recentemente ardida.
Esta atividade que se realizou a convite da Câmara Municipal de Vila Verde em articulação com a nossa equipa (coordenada pelo professor Miguel Machado) do projeto Eco Escolas foi muito rica culturalmente, já que além da plantação referida realizaram-se atividades como leitura de poemas, cânticos diversos e danças ligadas à " comemoração e homenagem do início da estação das flores ", o início da Primavera. Os alunos adoraram e empenharam-se, já que foram o "Centro de tanta emoção primaveril" que aliás contou com a presença de muitas individualidades nomeadamente o sr. presidente da Câmara Municipal, o vice presidente e a vereadora do pelouro da cultura, entre outras personalidades. Para a plantação das diversas espécies autóctones foram realizadas pequenas equipas de alunos, lideradas por um sapador florestal, devidamente preparado para realizarem tão nobre missão, a de ajudar a repor no nosso concelho uma "Floresta indígena" , aquela mais adaptada a estas condições físico-químicas e mais resistente aos incêndios. Um bem haja para quem patrocinou esta atividade, a Câmara Municipal de Vila Verde, que já nos apoia neste tipo de iniciativas há muitos anos.
21 de Março de 2018
Luís Beleza Vaz
(professor da EBVV do grupo 230)
Por uma floresta mais resistente ao fogo ! Ao trabalho!
gostei muito
Adorei a experiência pois ensinou nos muito e deixou nos contribuir para ter mos florestas mais ricas e resistentes. Espero que acha uma outra vez para poder mos contribuir para coisas que fazem realmente falta na nossa vida e na vida dos animais .
A esperiencia foi muito interessante
plantamos árvores completamos a natureza
Aprendemos muita coisa
Espero que aja uma outra vez
Grande iniciativa !!!!!
Gostei muito desta atividade com a comparticipação da junta de freguesia de Gême e do Município de Vila Verde.
Soraia Soares Silva
nota: gostava que esta atividade se realiza-se mais vezes.
OBRIGADA A TODOS !!!!!!!!