top of page

Blog

Buscar
  • Foto do escritorlvaz64

"Dia da Terra" na EB de Vila Verde




Na Escola Básica de Vila Verde assinalou-se o Dia da Terra, 22 de março

A cerimónia/ atividade teve como anfitrião o senhor Diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, o Dr. Alberto Rodrigues, que deu início à cerimónia/ atividade, promovida pelo Projeto Eco-Escolas em articulação com a Câmara Municipal de Vila Verde, com um pequeno discurso, tendo enaltecido a importância dos valores promovidos nesta comemoração. Fez também a apresentação do palestrante, Dr. Patrício Araújo, vereador do Pelouro do Ambiente do Município de Vila Verde, e de dois convidados especiais, a Sra. presidente da Câmara Municipal e o presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Sr. Miguel Costa. Antes de passar a palavra à senhora Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, a Dra. Júlia Fernandes, agradeceu ainda o envolvimento de todos os responsáveis por esta atividade, nomeadamente os docentes envolvidos no Projeto Eco-Escolas de Vila Verde.







A cerimónia/ atividade contou com momentos da animação musical geniais, proporcionados pela aluna Bárbara Soares, do 5.º ano de escolaridade, sobe a orientação da professora Rita Duarte.

A Sra. Presidente da Câmara de Vila Verde, Dra. Júlia Fernandes, que nos honrou com a sua presença, apelou a um maior envolvimento e “ajuda” dos jovens para a defesa do planeta e da humanidade.

O evento incluiu uma sessão/ palestra de sensibilização para a necessidade e o dever da separação de resíduos, “Separação e reciclagem – o nosso contributo”, dinamizada pelo Vereador do Ambiente, Dr. Patrício Araújo, que apresentou dados relativos ao concelho referentes à produção de resíduos sólidos e números sobre a separação e reciclagem ao longo dos últimos anos.

Sobre este assunto, Júlia Fernandes aproveitou para sensibilizar os alunos da “geração eco-escolas”, este ano representados pelos alunos do 5.º ano e pela turma F do 9.º ano de escolaridade, para a responsabilidade de uma intervenção ambiental mais ativa. “Vós fazeis parte da geração privilegiada em termos de informação e sensibilização ambiental e eu espero poder continuar a vir cá içar a bandeira do projeto Eco-Escolas, porque isso é sinal do excelente trabalho que aqui está a ser feito”, afirmou a presidente do Município.

Nesse quadro, a autarca destacou o potencial papel que os jovens podem assumir na mudança de hábitos de vida que permitam contrariar os excessos consumistas e diminuir os índices de poluição, de forma a preservar os recursos naturais, o ambiente e a sustentabilidade da Terra.

Uma missão cuja urgência e importância a presidente da Câmara fez questão de enfatizar, lembrando as ameaças e os sinais que as alterações climáticas evidenciam nas mais diversas partes do mundo, incluindo no concelho e nas localidades onde cada um vive.

O Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Sr. Miguel Costa, dirigiu algumas palavras de incentivo e motivação aos alunos, professores, nomeadamente os responsáveis pelo desenvolvimento do Projeto Eco-Escolas e demais envolvidos nesta atividade.





Numa sessão que contou com a participação de responsáveis da comunidade educativa, Patrício Araújo partilhou alguns números que comprovam a aposta estratégica do município no ambiente e na sustentabilidade ambiental como uma prioridade política.

De acordo com os dados apresentados pelo vereador, a produção de resíduos sólidos urbanos aumentou 17,5% nos últimos anos, registando-se, entretanto, subidas mais acentuadas ao nível da separação e reciclagem: mais de 30%. Números com que o autarca confessou não estar ainda satisfeito.

“A preservação e o uso inteligente dos recursos naturais é o melhor presente que podemos dar ao nosso planeta neste Dia da Terra. A partir de hoje, devemos pensar e sobretudo agir todos os dias em favor do nosso planeta”, apelou Patrício Araújo.

O autarca frisou ainda a preocupação do Município com a crescente sensibilização da população para a necessidade de hábitos ambientalmente mais responsáveis e também mais sustentáveis, defendendo ainda a importância de promover um desenvolvimento sustentável enquanto fator fundamental para a qualidade de vida das futuras gerações. O vereador do Ambiente deixou um desafio aos alunos: o de continuarem a implementar boas práticas de separação de resíduos, o que por vezes são traduzidas em pequenos gestos, e que os partilhem de forma a trazer mais gente para esta tarefa nobre e necessária.

Pela Eco-Escolas

Professor Manuel Esteves

(Coordenador do Projeto Eco-Escolas da EBVV)

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page