top of page

Blog

Buscar

Combate à Vespa velutina 20/02/20 "Vespa Asiática"


No passado dia vinte de Fevereiro na presença do senhor Diretor do Agrupamento e da senhora vereadora da cultura da Câmara Municipal de Vila Verde, a equipa do Projeto Eco-Escolas da EBVV, organizou uma palestra sobre o combate à Vespa velutina, realizada pelo dr. Patrício , vereador da Câmara Municipal de Vila Verde, seguido de workshops com os alunos dedicados à montagem de armadilhas para captura das vespas velutina, vulgarmente designadas por vespas asiáticas. Estes workshops foram dinamizados pela médica veterinária, Drª Maria Antónia. Tivemos também a presença de vários técnicos da câmara municipal de Vila Verde (engenheiro Adelino, Drª Fátima, ..), que ajudaram ao sucesso destas mesmas atividades. Todos os alunos presentes tiveram a oportunidade de realizarem armadilhas para levarem para casa e as colocarem nos jardins perto de plantas com flores.


Esta atividade que foi promovida no âmbito do Projeto Eco-Escolas consistiu numa Palestra sobre a Vespa velutina , das 14h 30 min às 16h 20 min do dia 20 de fevereiro, no Polivalente da Escola EBVV, com uma vertente teórica (a palestra) e outra prática onde todos os alunos presentes aprenderam a construir armadilhas que irão contribuir para a diminuição da população desta espécie no nosso território, impedindo assim a proliferação das vespa velutina. A todos os alunos presentes foi enviado uma informação em suporte de papel, onde se pedia que cada um trouxesse uma garrafa de 1,5 litros e duas de 0,33 centilitros.


NOTA IMPORTANTE: A Vespa velutina pode ser confundida com outras espécies deste grupo.

A mais fácil de confundir é a Vespa crabro, espécie autóctone que evoluiu neste ecossistema e que desempenha um reconhecido papel como controlador das populações de outros insetos. A velutina é ligeiramente mais pequena com cabeça negra, face amarela e tórax e grande parte do abdómen negros; a crabro é ligeiramente maior, com cabeça amarelada, tórax mais claro e só metade do abdómen negro. É muito importante saber identificar as duas espécies de modo a eliminar apenas indivíduos e ninhos de Vespa velutina.



Diferenças entre a vespa crabro (euroeia) e a vespa velutina (Vespa asiática)


IMPORTANTE:

Uma das maiores preocupações prende-se com o facto de as vespas velutinas provocarem a morte das abelhas, não apenas directamente, mas impedindo a sua saída ao procurar as colmeias para ingerir mel. Além dos prejuízos para os apicultores, o desaparecimento das abelhas é catastrófico para o meio ambiente, já que elas são as principais responsáveis pela polinização.


Macho de vespa vulgar (Vespula vulgaris) ampliado . A vespa comum é uma espécie de insecto himenóptero da família Vespidae que se encontra em grande parte de Eurásia, e é de dimensões inferiores ás da vespa crabro (euroeia) e a vespa velutina (Vespa asiática).


Descrição e identificação da vespa vulgar (Vespula vulgaris):

Os trabalhadores adultos de Vespula vulgaris medem entre 12 a 17 mm desde a cabeça até o abdomen, e pesam uns 84.1±19.0 mg, enquanto a rainha mede 20 mm de longo. Tem cores aposemáticos negros e amarelo; faixas amarelas paralelas e pontos e bandas negras negros em seu abdomen. As rainhas e fêmeas de Vespula vulgaris possuem uma aparência muito similar à das vespas alemãs (ou vespa europeia, Vespula germanica) excepto se observarem em pormenor que na sua cabeça, a cara de Vespula vulgaris não possui os três pontos negros da Vespula germanica.

O professor Luís Vaz ensina alguns alunos a construir a armadilha para capturar as vespas asiáticas

A Senhora vereadora da cultura e vice presidente da Câmara Municipal construiu também armadilhas para capturar vespas asiáticas. Os alunos mostraram sempre muito interesse e empenho nesta atividade.

Todos os alunos se empenharam na elaboração das armadilhas sob a orientação de adultos


No final da atividade cada um levou para sua casa a armadilha construída com um saquinho com um produto natural (embalagem com feromonas da espécie) ao qual adicionará 300 ml de água, que será o engodo para as vespas asiáticas.


Para participarem nesta atividade promovida pela equipa do Projeto Eco-Escolas e sob a coordenação do professor Miguel Machado, foram selecionados todos os alunos das turmas do 5ºE e 6ºA da EBVV e respetivos professores que os acompanharam. Os professores foram os seguintes: Maria José Soares (Inglês); Luís Vaz (Ciências Naturais); Filomena Peixoto (H.G.P.) e o professor Justiniano Mota de EMRC.

Estiveram presentes também o professor Francisco Bezerra e a professora Cristina Costa que tal como o professor Luís Vaz , foram os promotores desta atividade em articulação com a Câmara Municipal de Vila Verde.

Os alunos revelaram muito interesse e motivação. Fica aqui mais um grande agradecimento à Câmara Municipal de Vila Verde, que como parceira no Projeto Eco-Escolas, possibilitou mais uma grande atividade para os nossos alunos na vertente da sustentabilidade e na promoção de melhores práticas de proteção do ambiente. Desta forma teremos contribuído para uma melhor e mais completa formação dos nossos ALUNOS.



NOTA: Chama-se vespa velutina, mas é mais conhecida por vespa asiática. Chegou à Europa há 15 anos e tem sido responsável por ataques agressivos e picadas dolorosas em Portugal nos últimos anos.








Os alunos e demais intervenientes mostram com muito orgulho as armadilhas construídas na atividade

O sr. engenheiro Adelino da Câmara Municipal explicou com muita sabedoria, qual a melhor técnica na elaboração das armadilhas para capturar as vespas velutina.


As armadilha foram muitas e bem construídas pelas diversas equipas.

Ainda houve tempo para a senhora vereadora da Cultura pendurar uma armadilha no jardim da Escola

Esta foi mais uma das muitas atividades a serem realizadas ao longo deste ano letivo pela equipa do Projeto Eco-Escolas da EBVV.


Para saber mais visita o sitío:



Até breve .... e boas capturas !!!


Vila Verde, Fevereiro de 2020


Luís Beleza Vaz

(professor do grupo 230)


114 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page