top of page

Blog

Buscar

"Colheita de carvalhos" para plantação nos jardins da Escola EBVV




Ontem um pequeno grupo de alunos da turma do 6ºD, que no passado ano letivo realizou uma pequena sementeira de carvalhos autóctones (Quercus robur L. e Quercus suber L.) no horto do Projeto Eco-Escolas, recolheu cerca de dez carvalhos para os plantar em locais nos nossos jardins. Infelizmente alguns destes carvalhos, que tinham germinado na última primavera, secaram com o calor e falta de rega, durante o verão muito quente deste ano, apesar do professor Lino Ramos, um dos grandes dinamizadores deste Projeto, se ter deslocado várias vezes à Escola durante as suas férias para os regar, a ele o nosso muito obrigado.

A plantação de árvores autóctones em zonas ardidas do Concelho de Vila Verde, outra atividade a desenvolver este ano letivo no âmbito do Projeto Eco-Escolas, será realizada (como no passado ano letivo) em princípio no mês de março em articulação com os serviços técnico/florestais da Câmara Municipal de Vila Verde.




IMPORTÂNCIA DAS FLORESTAS DE CARVALHO


As florestas de carvalho constituem um património natural de grande valor providenciando importantes funções ambientais, ecológicas e socio-económicas. São uma fonte de recursos lenhosos e não-lenhosos, cumprem diversas funções ecológicas relacionadas com a protecção do meio ambiente e a conservação da biodiversidade, e desempenham uma importante função paisagística e recreativa. Os carvalhais são importantes na regulação e mitigação climática bem como no sequestro de carbono da atmosfera contribuindo para a redução do ‘efeito de estufa’. São formadores de um bom húmus, promovendo a conservação do solo e da água. O carvalhal age também de forma positiva ao nível dos ciclos biogeoquímicos promovendo a qualidade da água.




Os carvalhais constituem as formações florestais naturais das regiões norte e centro de Portugal pelo que desempenham uma função única na conservação da fauna e flora, incluindo espécies raras e ameaçadas. Criam o habitat natural para a vida selvagem, providenciando alimento e abrigo para muitas espécies. Os carvalhais podem também fornecer diversas espécies de cogumelos comestíveis com interessante valor culinário e comercial. O carvalho produz uma madeira nobre, de grande qualidade, muito valorizada pela sua beleza, boas propriedades mecânicas e durabilidade natural, podendo ter variadas aplicações. Devido à sua menor combustibilidade, os carvalhais reduzem a propagação dos fogos florestais, possuindo assim uma importante função preventiva o que é importante em ambiente mediterrânico. Adicionalmente, são relevantes na conservação da paisagem natural, com um importante valor cultural e recreativo.




O carvalho possui um grande significado histórico e cultural que caracteriza muitas das nossas regiões. Um carvalhal pode desempenhar todas estas funções de forma simultânea, tornando-se num tipo de floresta de grande interesse. Pela sua importância e múltipla funcionalidade, uma gestão florestal apropriada e valorização são essenciais de modo a permitirem um adequado rendimento e providenciar um desenvolvimento florestal sustentado.


In: http://www.agronegocios.eu/noticias/gestao-sustentada-e-valorizacao-das-florestas-de-carvalho/







NOTA IMPORTANTE:

Botanicamente, o nome Quercus designa todos os carvalhos, incluindo espécies tão diferentes como o são o carvalho-alvarinho, a azinheira e o sobreiro e foi Plínio quem, ao traduzir os textos de Teofrasto, usa pela primeira vez o nome latino “quercus” em lugar da designação grega “Drys”, utilizada na época.

A origem daquele nome poderá ter sido a latinização do celta “Kair quez”, palavra que significaria árvore bela, árvore por excelência. Contudo, outros autores sugerem diferentes etimologias relacionadas, nomeadamente, com o verbo latino “quaerere” – perguntar – pois os oráculos dos deuses reuniam-se debaixo de carvalhos. Outra possível origem seria a partir da palavra grega “kratos” – forte, robusto – e outra relação provável seria com o sânscrito “karkara” – duro.

Na velha Europa, não há dúvida nenhuma que o Quercus mais conhecido e disseminado é Quercus robur, o qual entre nós recebe a designação vernácula de Carvalho-alvarinho, Albarinho, Alvarinho, Roble, Carvalho-comum,


Saber mais em: https://www.100milarvores.pt/2014/10/arvores-com-historia-carvalho-alvarinho.html




SABIAM QUE:

Quercus é um género economicamente importante no hemisfério norte. Em Portugal a sua madeira é extremamente apreciada, sobretudo no mobiliário e na elaboração de cascos para o envelhecimento de vinhos, entre os quais se destaca o generoso Vinho do Porto. No nosso país a importância desta espécie é por isso mesmo bem patente na toponímia das nossas localidades encontrando-se relacionado com Carvalha, Carvalhas, Carvalhal, Carvalheda, Carvalhelhos, Carvalhiça, Carvalhido, Carvalho, Carvalhos, Carvalhosa, Reboredo, Roboredo, Robledo e tantas outras.

152 visualizações7 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page