O cartaz elaborado pela Íris Rodrigues, da turma A do 6.º ano da EB de Vila Verde foi o vencedor do Concurso Eco-Código, do Projeto Eco-Escola. O Júri foi unânime em escolher este cartaz como vencedor. O Júri, composto pelos dois coordenadores do Projeto Eco-Escolas, o professor Luís Vaz e a professora Teresa Oliveira, e pelo Diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, professor António Alberto Rodrigues, foi unânime na escolha deste cartaz como vencedor. Para ela os nossos Parabéns, pois será este o cartaz que irá a Concurso Nacional.
O Concurso Nacional Eco-Código pretende promover a participação e a criatividade dos estudantes envolvidos no Programa Eco-Escolas, através da produção de um trabalho de comunicação: o póster.
O Eco-Código corresponde a um dos elementos do programa: o 7.º passo da metodologia proposta. O Eco-Estudante deverá conseguir identificar um conjunto de atitudes e comportamentos conducentes à melhoria do ambiente na escola, em casa e na sua região.
O Eco-Código deverá expressar uma declaração de objetivos, traduzidos por ações concretas, que todos os membros da comunidade deverão seguir, constituindo assim o código de conduta ambiental da escola. Todas as escolas candidatas à Bandeira Verde devem ter o seu Eco-Código divulgado na escola, preferencialmente no Regulamento interno.
A opção de apresentar o Eco-Código em forma de póster visa facilitar a comunicação e divulgação dos princípios que cada Eco-Escola se compromete a respeitar.
Professor Miguel Machado
Adorei elaborar um cartaz para concorrer contra a Íris desta vez não tive sorte😂😅 mas pode ser que para o ano consiga.
Relativamente ao cartaz da Íris acho que foi merecido pois está muito bonito e é um prazer ser da turma da vencedora.
Parabéns à Íris Rodrigues, pois conseguiu elaborar um Cartaz muito apelativo do ponto de vista estético, mas também conseguiu plasmar no Cartaz um conjunto de códigos de conduta, que traduzem muito bem todo o trabalho da Equipa do Projeto Eco Escolas deste ano letivo. Muito obrigado pela sua dedicação a este desafio.
Luís Beleza Vaz
( Coordenador do Eco-Escolas da EBVV)
Gostei muito de participar nesta iniciativa 😉