Campanha do Chuchu
A equipa da campanha do Chuchu, o professor Lino Ramos, as alunas Íris e Bárbara do 6ºA, Gabriela, Francisca, Fabiana e Cláudio do 8º F.
Na passada sexta-feira, dia 17 de fevereiro, alunos do 6º A, do 8º E, do 8º F, a assistente operacional Dª Carla Matos e os professores Lino Ramos e Luís Vaz realizaram mais uma plantação na nossa horta, a Campanha do Chuchu na nossa horta pedagógica da EBVV. Além desta plantação, os alunos envolvidos realizaram também outros trabalhos de manutenção na horta, como a rega de culturas anteriores e prepararam talhões para as próximas culturas, como a dos tomates e de rúcula.
Chuchu: 7 benefícios para a saúde e como consumir:
O chuchu, conhecido cientificamente por Sechium edule, é uma hortaliça com baixo teor de calorias, além de ser rico em água e fibras, o que ajuda a prolongar a saciedade, promovendo o emagrecimento.
Além disso, o chuchu tem ótimas quantidades de flavonoides, vitamina C e carotenoides, antioxidantes que combatem os radicais livres no organismo e ajudam na prevenção de situações, como envelhecimento precoce, diabetes e doenças cardiovasculares.
Todas as partes do chuchu podem ser consumidas, como a polpa, os brotos, a casca, as sementes e as folhas. O chuchu é encontrado em supermercados e feiras, tem um sabor leve e pode ser ingerido cru, em saladas, ou cozido, em preparações como ensopados, suflês e sopas.
Principais benefícios
O principais benefícios com o consumo do chuchu para saúde são:
1. Prevenir o envelhecimento precoce
2. Ajudar no emagrecimento
3. Combater a prisão de ventre
4. Diminuir triglicerídeos e colesterol “ruim”, LDL
5. Evitar a diabetes
6. Controlar e prevenir a pressão alta
7. Pode ajudar na formação do bebê
Por ser rico em ácido fólico, ou vitamina B9, o chuchu é um alimento que pode ajudar na formação e desenvolvimento do cérebro e da medula espinhal do bebê durante a gestação, evitando problemas, como a espinha bífida e a anencefalia na criança
Como consumir o chuchu
O chuchu pode ser consumido cru, que pode ser ralado em saladas, em picles ou sucos. As folhas, os brotos e as cascas da hortaliça podem ser consumidas em refogados, bolos, sopas ou ensopados.
Já a polpa do chuchu pode ser usada em preparações salgadas, como suflês, sopas ou ensopados ou em preparações doces, como bolos ou compotas.
TABELA NUTRICIONAL DO CHUCHU
Para confirmar o quanto o chuchu faz bem à saúde, vamos conferir o que 100 gramas do alimento podem nos oferecer:
Valor calórico – 24 kcal;
Proteína – 0,62 g;
Lipídeos totais – 0,48 g;
Carboidrato – 5,09 g;
Fibra total – 2,80 g;
Cálcio – 13 mg;
Magnésio – 12 mg;
Manganês – 0,17 mg;
Fósforo – 29 mg;
Ferro – 0,22 mg;
Sódio – 1 mg;
Sódio de adição – 236 mg;
Potássio – 173 mg;
Cobre – 0,11 mg;
Zinco – 0,31 mg;
Selênio – 0,30 mcg;
Tiamina – 0,03 mg;
Riboflavina – 0,04 mg;
Niacina – 0,42 mg;
Equivalente Niacina – 0,55 mg;
Piridoxina – 0,12 mg;
Folato – 18 mcg;
Vitamina E – 0,12 mg;
Vitamina C – 8 mg;
Açúcar total – 1,97 g.
O chuchu é ainda um alimento rico em água. Com a combinação dos minerais e de suas calorias, é ótimo para recompor o tecido muscular.
Comentarios