Partindo de uma valência do programa ECO ESCOLAS, entre outras, a campanha de solidariedade lançada para todos os alunos da escola e a concurso entre o 2ºciclo, tem como objetivo uma finalidade solidária e ao mesmo tempo ecológica, promovendo a sustentabilidade ambiental.
A iniciativa consiste na recolha de tampinhas de plástico e rolhas de cortiça, materiais que, em geral, são descartados de forma inadequada, poluindo o meio ambiente e gerando impactos negativos em todo o ecossistema.
Ao recolher esses materiais, os alunos da escola estão contribuindo para a preservação do meio ambiente, uma vez que a reciclagem é uma forma importante de reutilização de resíduos, permitindo que esses materiais sejam transformados em recursos úteis e, assim, evitando o desperdício. Ao mesmo tempo, essa campanha promove a solidariedade, pois os recursos arrecadados serão destinados a uma iniciativas social que atende às necessidades da comunidade.
A iniciativa de recolher esses materiais para a finalidade solidária é uma forma de promover a solidariedade e a proatividade social dos alunos. Essa campanha permite que eles se envolvam numa causa nobre e sintam-se parte de um movimento maior, capaz de transformar a realidade de quem necessita e verem resultados do seu trabalho. Afinal, a solidariedade é uma virtude que se expressa não apenas em gestos isolados, mas em ações coletivas que buscam melhorar a vida de todos.
Os premiados em relação ao mês de janeiro foram os alunos Isabella Matta; Margarida Cunha; e Rodrigo Oliveira (na categoria de rolhas de cortiça) e Renato Oliveira (categoria de tampas de plástico). Estes alunos são da turma 6ºG.
A campanha de recolha de tampinhas de plástico e rolhas de cortiça une a sustentabilidade ambiental à solidariedade social. É uma oportunidade para que os alunos desenvolvam habilidades sociais e cívicas, ao mesmo tempo em que aprendem sobre a importância da preservação do meio ambiente. E, mais do que isso, é uma ação que pode ter impactos significativos na vida da comunidade, gerando benefícios concretos, sendo isto também uma forma de aprendizagem.
28/02/2023
Justiniano Gonçalves da Mota
(professor membro do Eco Escolas da EBVV)
留言