No passado dia três de fevereiro, decorreu na Horta Pedagógica mais uma atividade planeada e plasmada no Plano de Ação do Eco Escolas, a de plantação de um conjunto de plantas aromáticas, desta vez doadas pela mãe de uma aluna da turma do sexto A, a Dª Sónia Pérez , a quem nós agradecemos aqui publicamente, a pedido da filha, a Leonor Cadima, nomeadamente:
Alecrim;
Rosmaninho;
Erva Cidreira;
Cebolinho;
Tomilho;
Tomilho Limão;
Hortelã.
No final de uma aula de Ciências Naturais na parte da tarde desta soalheira sexta feira, toda a Turma do 6ºA se dirigiu á Horta Pedagógica e realizaram a plantação das aromáticas, criando dois cantinhos na nossa Horta, para estas tão interessantes plantas. Todos se organizaram e sob a direção do professor Luís Vaz, levaram a cabo o desafio então proposto, plantarem todas as plantas até ao pôr do sol .... Desafio ganho e uma grande satisfação no final da tarde.
As plantas aromáticas ou ervas-de-cheiro são plantas, normalmente de pequenas dimensões, cujas folhas e outras partes verdes normalmente as folhas, desprendem aromas que modificam extraordinariamente a nossa culinária enriquecendo os alimentos, não só com o seu cheiro mas também com o seu sabor. Normalmente, na cozinha, as ervas aromáticas são utilizadas frescas, mas são também comercializadas secas, embora percam algumas propriedades. De qualquer modo, não devem confundir-se com as especiarias, que são em geral utilizadas secas e, muitas vezes, reduzidas a pó.
Vila verde, 4 de fevereiro de 2023
Luís Vaz
(Coordenador do Eco-Escolas da EBVV)
Parabéns