A framboesa (Rubus idaeus L.), fruto da framboeseira, é um fruto múltiplo de drupéolas (pluridrupa), cujo sabor suave e adocicado é utilizado para diversas finalidades, como gelados, xaropes e doces.
A framboesa vermelha (Rubus idaeus L.) tem origem no continente asiático e rapidamente a propagação desta planta se difundiu por toda a Europa. Nos dias de hoje, é praticamente possível encontrar produção de framboesa em todos os continentes com exceção da Antártida. No entanto, a sua produção e distribuição centra-se principalmente no Hemisfério Norte, com destaque para o continente europeu, americano (norte) e asiático.
Em Portugal, a produção de framboesa tem maior expressão no Fundão, Guimarães, Litoral Alentejano e Sotavento Algarvio.
A framboesa é uma ótima fonte de vitamina C, A, B6, tiamina, riboflavina, cálcio e zinco.
Taxonomia e morfologia da planta
Este fruto silvestre pertence à família das Rosáceas e ao género Rubus L., este subdividido em 12 subgéneros (o subgénero Idaeobatus possuí cerca de 200 espécies). Morfologicamente, este arbusto pode atingir até 3 metros de altura. No que diz respeito ao sistema radicular, este caracteriza-se por ser fasciculado ocupando cerca de 20 a 25 cm do solo. A partir desta parte da planta surgem os lançamentos que se designam por primocanes se corresponderem a lançamentos de primeiro ano e de floricanes se forem lançamentos de segundo ano.
A framboeseira possui flores hermafroditas que segregam grandes quantidades de néctar bastante atrativos para insetos responsáveis pela polinização.
As framboesas (o fruto em si), são constituídas por várias drupéolas que se caracterizam por ser extremamente frágeis. Por essa razão, o seu manuseamento e colheita deve ser feito com o máximo cuidado.
Na passada sexta-feira, dia dez de março, pelas dezasseis horas e trinta minutos, a professora do grupo 230, Teresa Oliveira, bem como os seus alunos da turma do 6⁰E deslocaram-se à horta pedagógica para plantarem um grupo de framboesas que o professor António Gomes, professor de educação física na Escola Secundária de Vila Verde, um amante do campo e pequeno produtor de frutos vermelhos, ofereceu para enriquecer a diversidade de culturas na nossa Horta. Assim este professor disponibilizou um pouco do seu tempo, para transmitir o seu conhecimento aos alunos do 6⁰E, ajudando-os na plantação e transmitindo-lhe técnicas e conhecimentos desta cultura. Uns alunos foram mais participativos do que outros, mas todos os alunos da turma do 6⁰E marcaram presença e realizaram algum trabalho nesta plantação de framboesas, mesmo debaixo de uma chuva miudinha.
Em suma, a nossa Horta Pedagógica ficou mais rica na sua diversidade de produtos e claro, os nossos alunos ficaram mais motivados e informados sobre a cultura deste fruto muito apreciado e também produzido no Concelho de Vila Verde. Ao professor António Gomes, o nosso muito obrigado pelo seu tempo e pela oferta das plantas.
Luís Vaz
(Coordenador do Eco-Escolas)
Comentarios