Rosmaninho (Lavandula stoechas)
Lavandula stoechas subsp. luisieri é uma subespécie de planta com flor pertencente à família Lamiaceae.
Da família das alfazemas, destaca-se o alegre rosmaninho, uma planta espontânea em Portugal, que podemos colher no monte ou cultivar facilmente num lugar soalheiro da varanda, sem precisar de rega. E usar para condimentar os assados e os doces.
No início da manhã do passado dia oito de Fevereiro, uma manhã de sol mas muito fresca, um grupo de
alunos da turma do sexto C, sob a orientação do professor Luís Vaz, realizaram mais uma plantação de aromáticas no cantinho reservado às plantas aromáticas na nossa horta pedagógica. Desta vez plantaram alecrins (Rosmarinus officinalis) e rosmaninho (Lavandula stoechas).
Os alunos da Turma do 6ºC que participaram, da esquerda para a direita; Miguel Ceraldi, Martim Malheiro, Matias Cunha e Diogo Lima
Além destas plantações estes alunos realizaram também alguns trabalhos de manutenção na horta pedagógica, como regar as alfaces e outras plantas recentemente plantadas. Também aparamos o grande exemplar de alecrim existente na horta pedagógica. Em suma, estes alunos do 6⁰C bem como os alunos do 6⁰A, continuarão a tratar da nossa horta durante este ano letivo. Estão sem dúvida de parabéns.
Luís Vaz
(Coordenador do Eco-Escolas da EBVV)
Alecrim (Rosmarinus officinalis)
Outros nomes : alecrim-comum, alecrim de jardim, rosmaninho.
Propriedades medicinais: antisséptico, antiespasmódico, colerético,diurético, emenagogo, purificador, estimulante capilar.
Como usar: infusão e decocaçãode folhas, macerado, óleo essêncial, tintura mãe, vinho de alecrim.
Outras propriedades: é valorizado como uma planta aromática, em aplicações culinárias e na indústria de perfumes.
Partes usadas: são usadas folhas e sumidades florais. Época de colheita: são colhidas em plena floração durante o verão. Habitat: cresce em todos os tipos de solos, agregados de preferência secos, permeáveis e arenosos, adaptando-se bem a solos pobres. Faz parte dos matorrais que se desenvolvem em locais secos e ensolarados, em zonas de azinheiras ou áreas degradadas pela exploração madeireira ou encostas rochosa e erodidas. Atenção: o alecrim não é recomendado durante a gravidez. Respeite a dose e o tempo de tratamento.
Olha os meus meninos lindos! E que atarefados que estão!
Essas aromáticas serão as melhores do mundo. Quando florescerem, vamos fazer-lhes uma visita!
A DT (babada)
Profª Márcia