top of page

Blog

Buscar

Bombas de Sementes – Seed Bombs

Técnica de sementeira de plantas autóctones criada por Masanobu Fukuoka, com sucesso comprovado por todo o mundo.





1. Prepare as bombas de sementes.

  • Método 1: Compre ou consiga um pouco de solo franco rico ou outro tipo de solo argiloso que possa formar uma bola estável. O solo deve ser adequado para plantas crescerem; certifique-se de que ele não é muito ácido. Modele a terra pura para formar uma massa do tamanho de uma bola de golfe usando água para deixá-la maleável e, em seguida, insira as sementes em cada uma conforme prossegue. É possível também jogar as sementes antes de fazer as bolas, se você achar mais fácil.

  • Método 2: Use um adubo semi-seco (não esterilizado) e argila vermelha intensificada.[3] Combine uma parte da mistura de sementes, três partes do adubo e cinco partes da argila. Forme uma bola redonda com as mãos, adicionando um pouco de água para deixá-la maleável. Ela deve ficar com a consistência de uma massa de biscoito.

  • Método 3: De maneira alternativa, junte caixas de papelão pequenas e biodegradáveis, como caixas de ovo, ou encontre tecidos biodegradáveis, como meias-calças velhas de algodão. Encha as caixas de ovo com o solo escolhido e as sementes como descrito nos métodos acima. Com as meias, é possível enchê-las com a mistura de sementes e solo, e então girá-las, dar um nó e cortá-las na ponta, como se estivesse fazendo linguiças.

2. Deixe que as bombas sequem por 24 horas. Arranje-as sobre uma lona seca ou em folhas de jornal em uma área coberta, como uma cabana.


3. Plante as "bombas de sementes".




Boas Sementeiras!


Nota: Brevemente teremos uma Atividade para vocês sobre estas "Bombas de sementes".

95 visualizações10 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page