Hoje após a Ação de educação ambiental sobre a planta aquática invasora, a pinheirinha-de-água, iniciamos logo a seguir outra Ação de sensibilização sobre o controlo das mimosas, outra planta invasora que muito tem contribuído para destruir os nossos ecossistemas florestais naturais. Estás duas Ações de Educação ambiental foram organizadas pelo Sr. Engenheiro Adelino Silva, nosso parceiro na implementação do Projeto Eco Escolas da EBVV.
Desta vez, contamos também com a equipa EMIF da Câmara Municipal de Vila Verde (Equipa municipal de intervenção florestal ), liderados pelo Sr. Porfírio. No meio de uma floresta perto do rio Homem, está equipa demonstrou com muita lucidez e eficácia , a técnica ideal para eliminar esta planta invasora. Essa técnica consiste em fazer uma incisão em anel, contínuo, à volta do tronco, à altura que for mais confortável para o aplicador; a incisão deve cortar a casca (floema e tecidos exteriores) e chegar à madeira (xilema), mas sem cortar esta última.
Figura 1 - Representação esquemática do tronco de uma árvore mostrando suas diferentes regiões
Remover toda a casca (e câmbio, a película rosada que é a camada de células situadas entre o lenho "madeira" e a casca interna "floema" e dá origem a estes tecidos ), desde o anel de incisão até à superfície do solo, se possível até à raiz, especialmente para espécies que rebentem de touça. No final da demonstração da técnica, os alunos quiseram logo aplicá-la e assim demonstrarem aos monitores que já a dominavam, conforme se pode constatar nas imagens seguintes.
Aplicar apenas quando o câmbio estiver ativo o que pode variar de local para local. As melhores épocas para aplicação coincidem com temperaturas amenas e com alguma humidade – geralmente final de Inverno/Primavera- mas em algumas áreas rìpicolas (ambiente húmidos e aquáticos), pode aplicar-se todo o ano.
Vila Verde, 24 de abril de 2023
Luís Vaz
(Coordenador do Eco-Escolas da EBVV)
Luís Vaz
Exemplos de espécies em que se pode aplicar: mimosa (Acacia dealbata), austrália (Acacia melanoxylon), outras acácias (Acacia spp.), árvore-do-incenso (Pittosporum undulatum)
Eu gostei muito foi uma atividade muito divertida .
Eu adorei estar lá, é interessante fazer parte de muitas mais iguais experiências!!
Gostei muito desta experiência!!!!😁
Olá a todos os participantes:
Gostaram desta atividade sobre as Plantas invasoras????
Aguardo comentários vossos.
Luís Vaz
(professor/ Coordenador do Eco Escolas da EBVV)