A nossa Escola, dando cumprimento ao Plano de Ação do Eco Escolas para este ano letivo, assinalou o Dia Mundial da árvore, participando numa ação de plantação de árvores no Monte de São Frutuoso em articulação com o Município de Vila Verde , que como já é habitual nos convidou e assegurou o transporte até ao local de plantação, o Monte de São Frutuoso em Ponte de São Vicente.
Neste mesmo monte, fortemente castigado por incêndios no último Verão, a presidente da Câmara, Drª Júlia Fernandes, sublinhou o apelo a uma postura de “alerta e vigilância que deve mobilizar toda a população em defesa das árvores e da floresta, da natureza e do meio ambiente onde vivemos”.
A Drª Júlia Fernandes lamentou ainda os efeitos nefastos dos incêndios, contrapondo com a esperança no contributo da nova geração de jovens e alunos do projeto Eco-Escolas, os nossos alunos.
No monte de S. Frutuoso, nas localidades de Ponte S. Vicente e Sande, os nossos alunos (alunos das turmas do 6⁰ A e do 6⁰ C), fizeram uma declamação de poesia, e uma plantação de pinheiros. Momento de preocupação ambiental e florestal, mas também foi um momento cultural dedicado à poesia, quer no Monte de São Frutuoso, quer junto à biblioteca Municipal de Vila Verde.
Os nossos alunos ainda se deslocaram à Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, onde usaram as árvores decorativas para exporem os seus poemas. Em suma, foi uma manhã muito produtiva a nível ambiental e a nível poético. Todos os nossos alunos estiveram à altura desta Ação de campo. O nosso muito obrigado à Câmara municipal de Vila Verde por nos ter proporcionado mais uma uma Ação de plantação de árvores em zonas afetadas pelos incêndios, pois desta forma promovemos efetivamente uma consciência crítica, ambiental e conservacionista nos nossos alunos.
Vila Verde, 21 de março de 2023
Luís Beleza Vaz
(Coordenador do Eco-Escolas da EBVV)
Adorei a atividade!!Foi uma manhã fantástica!
Que venham mais!!😉
Um dia fantástico na
Adorei ir lá plantar árvores foi uma grande experiência!!!