top of page

Blog

Buscar

3ª Transplantação de Carvalhos neste ano letivo. Atividade do Projeto Eco-Escolas na EBVV 23/01/2020

Atualizado: 29 de jan. de 2020

De acordo com as atividades planeadas no âmbito do Projeto Eco-Escolas, a "Brigada Florestal" da EBVV, voltou a realizar no passado dia 23 de janeiro (passada quinta feira), a terceira transplantação de carvalhos (Quercus robur) para serem envasados em embalagens "tetra pak", no sentido de brevemente serem plantados pelos alunos da nossa Escola em zonas de baldios/maninhos do Concelho de Vila Verde, em articulação com a Câmara Municipal de Vila Verde, nossa parceira neste mesmo projeto. Nesta transplantação contamos desta vez, com alguns alunos das turmas do 5ºE e 5ºD, claro com a habitual dinamização dos professores Francisco Bezerra e Luís Vaz, professores do grupo 230 do nosso Agrupamento e responsáveis pela Brigada Florestal do Projeto Eco-Escolas.


Muito frequente da flora portuguesa, esta espécie, o Quercus robur, tem uma grande importância para a protecção dos solos e desenvolvimento económico.

A designação latina Robur indica madeira dura e resistente ­- utilizada durante séculos na construção civil e naval, sendo por isso muito procurada. Cria um tipo de carvalhal de elevada riqueza faunística, essencial à conservação dos ecossistemas (abrigo e alimento). Notável pela sua longevidade e excelente capacidade de criar solos.                                       




(Quercus Robur)

ORIGEM: Europa, característica da flora Portuguesa

PORTE: 20 – 40 m

FLORAÇÃO: Abril – Maio

FRUTO: Setembro – Outubro (após os 60 anos)

HABITAT: matas de clima temperado com influência climática atlântica, baixa altitude (< 1000m). As suas raízes profundas oferecem óptima resistência ao vento.





Os carvalhais criam no seu interior um micro clima próprio (solos ricos e ambiente sombrio), que condiciona fortemente o cortejo florístico acompanhante. A estrutura irregular da copa arbórea, bem como a disposição e número de folhas por unidade de superfície, fazem com que a luz que penetra no seu interior seja bastante reduzida em relação àquela que atinge a copa superior das árvores. Isto faz com que os estratos inferiores recebam muito menos luz, levando à existência de um meio ambiente radicalmente diferente do que existe no exterior da floresta. Podemos assim falar de um meio ambiente florestal



Os alunos que participaram na 3ª transplantação de carvalhos no âmbito desta atividade da "Brigada Florestal".


Brevemente daremos mais notícias sobre as próximas atividades da "Brigada Florestal"


Vila Verde, 27 de janeiro de 2020


Luís Beleza Vaz

(professor do grupo 230)

186 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page