top of page

Blog

Buscar
Foto do escritorlvaz64

2ª Fase da Atividade do Eco Trilhos / "Eco Lobo" : Validação do Trilho



A aldeia de Bezeguimbra, o ponto de partida para o Trilho Eco-lobo.


Um dos poços do Fojo do Lobo de Gondomar


Aldeia de Bezeguimbra, o ponto de partida e a Estação nº1 do Trilho "Eco-lobo"


Hoje pelas 10 horas e trinta minutos, ainda com alguma chuva, o professor Luís Vaz, coordenador do Eco-Escolas da EBVV e o sr. Engenheiro Adelino Silva o parceiro neste projeto, da parte do Município de Vila Verde, deslocaram-se às terras altas do concelho de Vila Verde, nomeadamente a Bezeguimbra, para validarem o Eco Trilho a realizar com os alunos da turma do sétimo G no próximo mês de maio. Como tal realizaram os dois este Trilho, escolhido e planeado pelos alunos da turma do sétimo G. Tem início na bela aldeia de Bezeguimbra, segue em direção ao Fojo do Lobo de Gondomar ( único fojo na Península Ibérica com dois poços), aldeia de Gondomar e acaba na nascente do rio Vade, zona entre Gondomar e a aldeia de Nogueira.



Este Trilho "Eco-lobo" , destina-se aos alunos da turma do 7⁰G, no âmbito do concurso Nacional do Eco Escolas, promovido pela ABAAE..

Esta atividade, o projeto Eco-Trilhos Eco-Escolas pretende motivar para o conhecimento do território próximo da escola ( neste caso no concelho), incentivando à criação de trilhos que, através da sugestão de experiências e atividades, dêem a conhecer características ambientais e de sustentabilidade desses mesmos percursos, como por exemplo, o património natural e/ou cultural.



Alguns dos belos recantos do trilho "Eco-lobo"


Estação nº2 do trilho, o poço nº1 do Fojo do lobo 🐺 de Gondomar.


Imagem de belo recanto da aldeia de Gondomar, a Estação nº 3 do trilho Eco-lobo.


O Sr. Engenheiro Adelino Silva no poço nº 2 do Fojo do lobo de Gondomar, estação nº 3 do Trilho "Eco-lobo".


No final de realizarmos o Eco trilho "Eco lobo" com os alunos do 7⁰G, será elaborado um "flyer" com indicações específicas deste trilho georreferenciado com recurso à aplicação Wikiloc , e devidamente publicado na aplicação escolhida. Também o Trilho será divulgado nas redes sociais utilizadas pelos alunos. Em suma, no final pretende-se que estes alunos consigam partilhar esta experiência que visa aumentar o conhecimento das mais valias ambientais do seu Concelho, aumentar a cultura científica/ conservacionista e claro, valorizarem a riqueza ambiental do Concelho de Vila Verde, quer a biodiversidade vegetal e animal, quer a geodiversidade do concelho. Quanto a estes aspetos contaremos com a colaboração da professora Beatriz Santos, professora de Ciências Naturais desta turma, que irá com os alunos caracterizar do ponto de vista ambiental, as cinco "estações" ao longo do percurso do trilho ( serão elaboradas fichas para cada uma das estações).


Estação nº3 do Trilho Eco-lobo, o poço nº2 do Fojo do lobo de Gondomar.



Como a área escolhida para realizarmos o Eco Trilho, se enquadra na área territorial da alcateia de Vila Verde, os alunos da turma do sétimo G, resolveram dar o nome de "Eco-lobo". Por curiosidade hoje na validação deste Trilho, encontrámos frago de lobo ( excrementos de lobo), conforme se pode observar na imagem abaixo ( no seu interior é visível uma rede de pelos de garrano, a sua presa predileta).


Frago de lobo, encontrado junto do poço do Fojo do lobo.


Estação nº 5, zona onde nasce o rio Vade, zona pertencente à bacia hidrográfica do grande rio Lima. Aqui acaba o Trilho "Eco-lobo".


Brevemente daremos mais notícias sobre este projeto de Trilho "Eco-lobo", no âmbito do Plano de ação do projeto Eco Escolas da EBVV.


Vila Verde, 29 de Fevereiro de 2024


Luís Beleza Vaz


( Coordenador do projeto Eco Escolas da EBVV)



100 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Miguel Galvão Gonçalves
Miguel Galvão Gonçalves
Mar 03

a cada passo do sr. professor luis vaz é um grande passo para a humanidade

Like
bottom of page