top of page

Blog

Buscar
Foto do escritorlvaz64

1ª Fase da Atividade do Eco Trilhos / "Eco Lobo"

Atualizado: 26 de jan.





"Este ano letivo 2023-2024, o tema dos Eco-Trilhos Eco-Escolas será a Geodiversidade.


A temática da Geodiversidade ganha destaque como tema do ano 2023/24, procurando-se desta forma motivar para a compreensão dos fenómenos geológicos globais e da sua importância na formação, dinâmica e equilíbrio dos ecossistemas."


Hoje dia 25 de janeiro, realizou-se na EBVV a primeira sessão da atividade do Eco Escolas, Eco Trilhos com o titulo "Trilho Eco lobo", pois os alunos do 7⁰G assim decidiram , já que escolheram realizar um trilho georreferenciado nas Terras altas do concelho, entre Mixões da Serra e a nascente do rio Vade, passando por Gondomar e o fojo do lobo. Ficaram também a saber que esta zona faz parte do território da atual Alcateia de Vila Verde.


Os alunos da turma do sétimo G, em duas das quatro etapas (etapas Feel e Imagine) da metodologia "Design Thinking", altura em que debatiam a decisão sobre o local onde irá ser traçado o Eco trilho e o que constará das diferentes estações).


Fojo do lobo ( muro e um dos dois poços) de Gondomar visto de imagem de satélite (Google)


Esta atividade, o projeto Eco-Trilhos Eco-Escolas pretende motivar para o conhecimento do território próximo da escola ( neste caso no concelho), incentivando à criação de trilhos que, através da sugestão de experiências e atividades, dêem a conhecer características ambientais e de sustentabilidade desses mesmos percursos, como por exemplo, o património natural e/ou cultural.


A aluna Inês Silva a apresentar possíveis trilhos e o engenheiro Adelino Silva a explicar os principais "pontos de interesse" na nossa área de estudo e área onde decorrerá a nossa saida de campo.


Uma das alunas da turma do 7⁰G , a Inês Silva foi uma grande valia pois como é natural e residente na zona escolhida, ajudou os colegas a traçarem várias hipóteses para se analisar e deleniar um Eco Trilho que fosse do agrado de todos e também fosse ao encontro das exigências do concurso Nacional.


A área escolhida para realizarmos o Eco Trilho, enquadra-se na área territorial da alcateia de Vila Verde ( alcateia nº 7) , conforme se pode constatar no mapa da distribuição das alcateias em Portugal ( retirado do relatório do censo nacional do lobo 2002/2003)



No final de realizarmos o Eco trilho "Eco lobo" com os alunos do 7⁰G, será elaborado um "flyer" com indicações específicas deste trilho georreferenciado com recurso à aplicação Wikiloc , e devidamente publicado na aplicação escolhida. Também o Trilho será divulgado nas redes sociais utilizadas pelos alunos. Em suma, no final pretende-se que estes alunos consigam partilhar esta experiência que visa aumentar o conhecimento das mais valias ambientais do seu Concelho, aumentar a cultura científica/ conservacionista e claro, valorizarem a riqueza ambiental do Concelho de Vila Verde, quer a biodiversidade vegetal e animal, quer a geodiversidade do concelho. Quanto a estes aspetos contaremos com a colaboração da professora Beatriz Santos, professora de Ciências Naturais desta turma, que irá com os alunos caracterizar do ponto de vista ambiental, quatro a seis "estações" ao longo do percurso do trilho ( serão elaboradas fichas para cada uma das estações). Relativamente ao estudo de alguns parâmetros físico químicos contaremos também com a colaboração do professor de Físico química, professor Manuel Esteves, pois o trilho terá de passar por um curso de água, no nosso trilho será o rio Vade ( a sua nascente).


Diferentes momentos dos trabalhos de hoje nas escolhas da construção de um Eco trilho, para os alunos realizarem posteriormente na zona das terras altas do Concelho de Vila Verde


O engenheiro Adelino Silva do município e nosso parceiro no Eco Escolas, apresentou à turma o grande objetivo desta atividade do projeto Eco Escolas, bem como a metodologia a seguir. O professor Luís Vaz, falou da alcateia de Vila Verde e o valor conservacionista desta mesma zona, não esquecendo de falar das manchas de bosques de carvalhos Alvarinho, ainda existentes nas terras altas do concelho de Vila Verde.




Brevemente daremos mais notícias sobre esta mesma atividade. Gostaria ainda de agradecer a ótima colaboração do professor Justiniano da disciplina de EMRC, pois disponibilizou uma das suas aulas para este mesmo projeto.


Vila Verde, 25 de janeiro de 2024


Luís Beleza Vaz


( Coordenador do projeto Eco Escolas da EBVV)


190 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Isabela Bizzo Cuiñas de Mello
Isabela Bizzo Cuiñas de Mello
Feb 19

Que fixe

Like
bottom of page