top of page

Blog

Buscar

"21 de março, Dia Mundial da Árvore" Ação de reflorestação em Baldios do Monte de São Miguel-o-Anjo


Ao fundo a capela de São Miguel O Anjo - Prado S.Miguel, Vila Verde, Braga










No passado dia 21 de março, comemoramos o Dia Mundial da Árvore e o Dia Mundial da Poesia, com uma ação de reflorestação e declamação de poemas em baldios no monte de São Miguel-o-Anjo na freguesia de Prado S. Miguel. A zona de plantação situa-se a cerca de 400 metros de altitude e é de uma grande beleza e com panorâmicas sobre o vale do Homem e sobre a própria vila de Vila Verde.




Filme video realizado por um Drone e da autoria do professor Sérgio Soares (prof. de Educação Física)




Os nossos alunos chegaram ordenadamente e com muita vontade de plantar árvores autóctones.

Quando chegaram à zona de plantação os nossos alunos revelaram respeito pela natureza envolvente

A Vereadora da Cultura, Drª Júlia Rodrigues Fernandes realizou uma introdução muito interessante sobre este tipo de atividades com o envolvimento dos alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Verde.



Nesta atividade, que mobilizou uma grande organização e um importante dispositivo,  estiveram envolvidos alunos do 5.º ano (cerca de 40 alunos) e alguns alunos do 6º ano (cerca de 15 alunos do Projeto Eco-Escolas) da EB 2,3 de Vila Verde.

Em suma cerca de 55 alunos da EB 2,3 de Vila Verde no âmbito do Projeto Eco-Escolas e das atividades promovidas pelo grupo 230 do nosso Agrupamento, em articulação com técnicos da Área de Educação e da Divisão das Florestas da Câmara Municipal de Vila Verde, realizaram entre outras atividades (algumas dedicadas à poesia) uma plantação de mais de 100 árvores autóctones, nomeadamente carvalhos alvarinhos (Quercus robur), sobreiros (Quercus suber) e medronheiros (Arbutus unedo). Foram ainda plantados alguns exemplares de pinheiros mansos (Pinus pinea).

O nosso muito obrigado à Câmara Municipal de Vila Verde, nas pessoas da Drª Júlia Fernandes (vereadora da cultura), Drª Fátima Sousa (área da Educação da Câmara Municipal), Dr. Luís Preto (área florestal) e o Engenheiro Adelino (área do Ambiente), pois mais uma vez possibilitaram a realização deste tipo de atividades a um grande grupo de alunos do nosso Agrupamento. Não temos dúvida que o "Futuro da Floresta Portuguesa" passará, entre outros aspetos, por estes nossos alunos e como tal todo este investimento na promoção destas atividades de Educação Ambiental, irão certamente dar o seu fruto num futuro próximo. Desta atividade existe um pequeno filme realizado com um Drone pelo professor Sérgio Soares e poderá ser visto aqui ou acedendo ao Facebook da Escola ou do Instagram da EB 2,3 de Vila verde.



Alguns alunos preparados com as diversas espécies para realizar as respetivas plantações.

Os alunos realizam as plantações das árvores seguindo as instruções dos sapadores florestais.


O Sr. Diretor do Agrupamento, o Dr. António Alberto Rodrigues empenhou-se também nas diversas atividades realizadas neste mesmo dia.

Alguns dos responsáveis pelo sucesso desta atividade, dr. Luís Preto (técnico da área florestal), professores Sérgio Soares, Miguel Machado e Lino Ramos. E claro o Duarte um dos alunos participantes.


Um aluno a preparar a cova para uma das árvores plantadas nesse mesmo dia 21 de março.

Scilla monophyllos, Cebola-albarrã, planta autoctone fotografada no monte de S. Miguel o Anjo a cerca de 400 metros de altitude.


Um grupo de alunos ouve com atenção as instruções de um sapador Florestal da Câmara Municipal.


Um sobreiro (Quercus suber) plantado nesse dia 21 de março.


Um aluno a preparar a cova para uma das árvores plantadas nesse mesmo dia 21 de março.

Um grupo de alunos ouve com atenção as instruções de um sapador Florestal da Câmara Municipal.



Todos os alunos tiveram a oportunidade de realizar pelo menos uma plantação de uma árvore.



Os alunos celebraram também o dia Mundial da Poesia, através da leitura de diversos poemas.


Alguns alunos preparados com as diversas espécies para realizar as respetivas plantações.


Preparados para regressar a casa, depois da missão nobre ter sido realizada na sua plenitude.


Os técnicos e alguns professores preparam a retirada de todo o "Dispositivo" montado.


Até breve, pois neste dia 21 de março além das plantações realizadas nesta manhã , tivemos durante a tarde um conjunto de atividades para a sensibilização da Proteção da floresta, direcionadas a todos os alunos do 6º ano da EB 2,3 de Vila Verde.


Por um Planeta mais verde e com mais biodiversidade!

25 de março de 2019

Luís Beleza Vaz

(professor do grupo 230)

211 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page