QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA
Os parâmetros físico-químicos oferecem informação do que acontece no momento da coleta. É uma "fotografia" instantânea no momento da observação, por isso, embora os indicadores físico-químicos sejam corretos não significa que a qualidade seja ótima.
Temos que ter em consideração que alguns dos parâmetros físico-químicos podem mudar em pouco tempo. A análise da qualidade da água tem de ser multiparamétrica:
Análise Física.
Análise Química.
Medição da Turbidez da água com o disco de Secchi
Confirmação do pH com indicador universal
Temperatura
Foi medida a temperatura em dois pontos, com Sol e sombra para perceber se existia diferença.
Ao Sol a temperatura da água foi de 17º C e à sombra, também, não existindo diferenças significativas.
Medir a temperatura da água é conveniente uma vez que a elevação da temperatura da água indica o aumento de reações físicas, químicas e biológicas, que eleva o consumo de substâncias presentes na água, como o oxigénio, e aumenta também o número de compostos tóxicos dos organismos que vivem nesse ambiente.
Altas temperaturas também diminuem a solubilidade de gases e, consequentemente, a libertação destes para a atmosfera, podendo, dependendo dos gases, acarretarem mau cheiro.
Turbidez
A turbidez é um parâmetro físico utilizado para identificar a qualidade da água. Representa o nível com que sólidos em suspensão, responsáveis pela sua aparência turva, interferem na passagem de luz através da água. Os sólidos em suspensão podem ter duas origens, uma natural, formada por partículas de rocha, como argila, devido às algas e microorganismos; e outra antrópica, correpondente a despejos domésticos e industriais.
A dificuldade à passagem da luz na água pela turbidez prejudica a realização de fotossíntese, interferindo na quantidade de oxigénio dissolvido na água. A unidade deste parâmetro é o UT (unidade de turbidez).
A medição deste parâmetro físico foi feita com o Disco de Secchi colocado na água, tendo-se visto sempre todos os setores do disco.
pH
O pH mostra se as condições do meio aquoso são ácidas, neutras ou básicas.
O padrão ideal de pH da água é o 7 ou próximo desse valor, indicando a neutralidade. Os principais responsáveis pela variação no valor do pH são a dissolução de despejos domésticos e industriais.
Águas muito ácidas com pH menor que 7 ou muito básicas com pH maior que 7 podem afectar a vida aquática, além de influenciar no equilíbrio de compostos químicos, possibilitar a precipitação de metais pesados e estar associado a proliferação de algas.
O pH do nosso trecho foi medido com Papel Indicador Universal, sendo o seu valor de 6,0-7,0.
Estudamos também o carácter químico da água com os indicadores ácido-base: Solução alcoólica de Fenolftaléina, que se manteve incolor indicando a neutralidade da solução e o Azul de Tornesol, que manteve a cor azulada.
Foi confirmado o valor do pH com outro Papel Indicador Universal e obtivemos o mesmo valor.