QUALIDADE BIOLÓGICA
Os bioindicadores (indicadores biológicos) oferecem uma informação mais ampla, integrando mais informação das mudanças que podem acontecer no Ribeiro.
Temos que observar também os organismos.
A ausência de determinados bioindicadores, ou uma abundância baixa pode indicar uma alteração no Ribeiro que os parâmetros químicos não detectarão.
Nos Rios e em outros ecossistemas podemos encontrar grande variedade de organismos. Alguns deles vivem na água durante toda a vida, como os peixes, outros têm uma parte da sua vida na água e outra fora da água, como acontece com os anfíbios e alguns insectos.
Em razão da grande representatividade que têm estes organismos para refletir os processos que acontecem na bacia hidrográfica, são muito úteis para fazer a monitorização da qualidade da água do ribeiro.
As mudanças ocorridas na bacia, tanto no ponto da coleta quanto nas terras à jusante, refletem nas comunidades, modificando a distribuição dos organismos dentro de água.
Os índices biológicos baseados em macroinverterbrados indicam o estado se conservação do sitema fluvial.
Biodiversidade da Fauna
Encontramos Aves e Peixes mas não conseguimos enumerá-los, Anfíbios, Macroinvertebrados como Não Insetos (vermes) e Insetos com e sem casulo, Larvas sem patas; Larvas e Adultos com patas.
Encontramos insetos em diferentes fases de desenvolvimento e ainda Borboletas.
Não observamos mamíferos.
Anfíbios
Encontramos insetos vários em diferentes fases de desenvolvimento
Encontramos anfíbios nas diferentes fases de desenvolvimento.
Anfíbios
Macroinvertebrados - Insectos adultos
Macroinvertebrados - Larvas e Insectos
Habitat: nas pedras Tipo de alimentação: raspadores
Habitat: na folhagem Tipo de alimentação: Triturador
Habitat: nas pedras Tipo de alimentação: raspadores